Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fifa divulga 23 candidatos à Bola de Ouro e Neymar é o único brasileiro

Barcelona lidera a premiação com seis indicados, seguido por Real Madrid e Bayern. Luis Enrique, Guardiola e Sampaoli estão entre os melhores técnicos

Foram divulgados nesta terça-feira os 23 pré-indicados ao prêmio Bola de Ouro 2015, oferecido pela Fifa e pela revista France Football ao melhor jogador do mundo. Neymar foi o único brasileiro selecionado por especialistas da Comissão de Futebol e da publicação francesa, e conta com a companhia de vários companheiros de Barcelona: os argentinos Lionel Messi e Javier Mascherano, o uruguaio Luis Suárez, o espanhol Andrés Iniesta e o croata Ivan Rakitic. Atual bicampeão, o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, também foi lembrado mais uma vez.

O Barcelona é a equipe com o maior número de indicados, com seis, seguido pelo Real Madrid, que, além do craque português, também conta com o galês Gareth Bale, o francês Karim Benzema, o alemão Toni Kroos e o colombiano James Rodríguez. Também com cinco indicados está o alemão Bayern de Munique, com Manuel Neuer, Thomas Müller, Arturo Vidal, Arjen Robben e Robert Lewandowski.

Leia também:

Rei do Instagram: Cristiano Ronaldo turbina perfil e ultrapassa Neymar

Neymar, quem diria, zomba do novo penteado do lateral Douglas

Pelé diz que Messi é o ‘melhor dos últimos dez anos’

A decisão final está agora nas mãos dos capitães e treinadores das seleções masculinas e de representantes da imprensa internacional escolhidos pela France Football, e será conhecido no dia 11 de janeiro em cerimônia em Zurique, na Suíça. O prazo de votação começa no dia 26 de outubro e termina em 20 de novembro e, antes da cerimônia de premiação, serão revelados os nomes dos três finalistas de cada categoria no dia 30 de novembro.

Os 23 jogadores indicados a melhor jogador:

Sergio Agüero (Manchester City), Gareth Bale (Real Madrid), Karim Benzema (Real Madrid), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Kevin De Bruyne (Wolfsburg/Manchester City), Eden Hazard (Chelsea), Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain), Andrés Iniesta (Barcelona), Toni Kroos (Real Madrid), Robert Lewandowski (Bayern de Munique), Javier Mascherano (Barcelona), Lionel Messi (Barcelona), Thomas Müller (Bayern de Munique), Manuel Neuer (Bayern de Munique), Neymar (Barcelona), Paul Pogba (Juventus), Ivan Rakitic (Barcelona), Arjen Robben (Bayern de Munique), James Rodríguez (Real Madrid), Alexis Sánchez (Arsenal), Luis Suárez (Barcelona), Yaya Touré (Manchester City), Arturo Vidal (Juventus/Bayern de Munique).

Jorge Sampaoli, técnico do Chile, no Mineirão

Jorge Sampaoli, técnico do Chile, no Mineirão (/)

Treinadores – Foram divulgados também os dez candidatos ao prêmeio de melhor treinador, com destaque para Luis Enrique, campeão de tudo com o Barcelona, e Jorge Sampaoli, que levou a seleção chilena ao inédito título da Copa América. Os rivais José Mourinho, do Chelsea, e Pep Guardiola, do Bayern de Munique, também foram lembrados.

Os dez indicados a melhor treinador:

Massimiliano Allegri (Juventus), Carlo Ancelotti (Real Madrid), Laurent Blanc (Paris Saint-Germain), Unai Emery (Sevilla), Pep Guardiola (Bayern de Munique), Luis Enrique (Barcelona), José Mourinho (Chelsea), Jorge Sampaoli (Seleção do Chile), Diego Simeone (Atlético de Madrid), Arsène Wenger (Arsenal).

(com agência EFE)

Member of The Internet Defense League