Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Federer vence Djokovic e se garante na semifinal do ATP Finals de Londres

Suíço fez 2 sets a 0 e quebrou invencibilidade de 23 jogos do líder do ranking

Num duelos mais aguardados do ATP Finals de Londres, Roger Federer surpreendeu o número 1 do mundo, Novak Djokovic, nesta terça-feira e acabou com a série invicta de 23 jogos do rival sérvio. Em grande forma, o suíço venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/2, e faturou sua segunda vitória no Grupo Stan Smith, garantindo uma vaga na semifinal da competição que reúne os oito melhores tenistas da temporada.

Djokovic vinha embalado por quatro títulos seguidos, incluindo o US Open. O líder do ranking da ATP não perdia uma partida desde o fim de agosto, quando foi derrotado justamente por Federer na decisão do Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos. Desde então, vinha arrasando os adversários, até mesmo o próprio suíço, como aconteceu na final do Grand Slam americano.

O resultado também acaba com a invencibilidade de Djokovic no ATP Finals. Atual tricampeão, ele acumula 15 vitórias seguidas, sem perder desde 2011. Federer, por sua vez, vai disputar a semifinal do ATP Finals pela sétima vez consecutiva, a 13ª em 14 participações. O triunfo desta terça foi seu 50º na competição.

O confronto serviu também para desempatar o retrospecto direto entre os dois tenistas. Antes da partida, cada um tinha 21 vitórias. Com o resultado desta terça, Federer lidera o duelo, com 22 triunfos, três deles obtidos neste ano – foi o tenista que mais venceu o número 1 na temporada. Djokovic tem agora apenas seis derrotas em 2015.

Garantido na semifinal, Federer ainda fechará sua participação na fase de grupos contra o japonês Kei Nishikori, na quinta-feira. E pode contribuir para definir quem será o outro classificado do seu grupo. O japonês e Djokovic brigam pela segunda vaga. O checo Tomas Berdych não tem mais chances de avançar.

O tenista suíço Roger Federer durante partida contra o sérvio Novak Djokovic no ATP Finals em Londres - 17/11/2015

 (/)

(com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League