Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Federer anuncia fim de parceria com Edberg e contrata novo técnico

O croata Ivan Ljubicic, ex-número 3 do mundo, será o novo integrante da equipe de treinos do suíço dono de 17 títulos de Grand Slam

O número 3 do ranking da ATP, Roger Federer, anunciou na noite desta terça-feira o fim da parceria com o sueco Stefan Edberg e a contratação do croata Ivan Ljubicic, que havia encerrado em novembro o trabalho com o canadense Milos Raonic. Ex-número 3 do mundo, Ljubicic, de 36 anos (dois anos mais velho que Federer), vai trabalhar ao lado de Severin Luthi, que será mantido na equipe de Federer.

“Depois de dois anos de sucesso, eu gostaria de agradecer a Stefan Edberg, meu ídolo de infância, por ter se juntado a minha equipe”, disse Federer, em comunicado. “Foi um sonho que se tornou realidade. Nosso projeto inicial era para durar somente em 2014, mas Stefan foi ótimo e concordou em estender nossa parceria por este ano, o que eu gostei muito. Ele me ensinou muita coisa e sua influência no meu jogo vai permanecer”.

O ex-tenista Edberg, dono de seis títulos de Grand Slam. se juntou à equipe de Federer no início de 2014, após uma temporada atípica do suíço, no qual ele chegou a cair para o sexto lugar do ranking. A partir da nova parceria, o suíço evoluiu nos principais fundamentos, especialmente na rede, especialidade de Edberg. Com o novo treinador, Federer voltou a uma final de Grand Slam em 2014, após um jejum de dois anos. Com Edberg, o suíço foi vice-campeão duas vezes em Wimbledon (2014 e 2015) e uma vez no US Open neste ano – foi derrotado nas três ocasiões pelo sérvio Novak Djokovic.

2016 – Federer deve iniciar a pré-temporada, nos próximos dias, já trabalhando com Ljubicic. Conhecido pelo forte saque quando ainda estava em atividade, o croata enfrentou Federer no circuito profissional em 16 partidas. Venceu apenas três, todas no início da década passada. O suíço vai estrear na temporada 2016 no Torneio de Brisbane, na Austrália, onde defenderá o título conquistado no ano passado a partir do dia 4 de janeiro. A competição servirá de preparação para o Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano, com início marcado para 18 de janeiro.

O ex-tenista e técnico bósnio Ivan Ljubicic

O ex-tenista e técnico bósnio Ivan Ljubicic (/)

Leia também:

Bruno Soares vence torneio na Basileia e ainda sonha com o ATP Finals

Nadal diz que superou problemas físicos, mas sofre com descontrole emocional

(Com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League