Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Em recuperação de acidente, Alonso não irá para o GP de Bahrein

O espanhol segue em fase de descanso depois de grave acidente no GP da Austrália

O espanhol Fernando Alonso não vai participar neste fim de semana do GP do Bahrein, segunda etapa da atual temporada da Fórmula 1. Nesta quinta-feira, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) comunicou que o piloto da McLaren foi reprovado nos exames médicos e está fora da corrida.

Os médicos que avaliaram Alonso apontaram que ele ainda não está completamente recuperado dos efeitos do grave acidente sofrido no GP da Austrália, na abertura do campeonato. Sem maiores detalhes da avaliação médica, o bicampeão mundial revelou em entrevista coletiva nesta quinta-feira que a decisão do veto foi tomada por causa de pequenas fraturas na costela e alguns problemas no pulmão, o que ainda não era de conhecimento público.

“Eu estava bem no domingo (20 de março, quando se acidentou no GP da Austrália). Um pouco de dor no joelho, mas não era grande coisa, então fui liberado e tudo estava bem. Na segunda-feira, eu tive um pouco de dor no geral, nada muito sério. Então eu voei, cheguei à Espanha e a dor era um pouco maior, por isso fizemos exames adequados e eu tinha um pequeno pneumotórax no pulmão”, disse. “Agora eu já me recuperei do pneumotórax, mas ainda há pequenas fraturas na costela, por isso um novo acidente, com alta ação da Força G, poderia causar uma lesão no pulmão por causa das fraturas. Não é como perna quebrada ou braço, onde você pode lidar com a dor. É o peito, onde existem órgãos, por isso não podemos fazer muito mais”, explicou.

Alonso voltará a ser avaliado pelos médicos da FIA antes do início das atividades de pista da prova seguinte, o GP da China, marcado para 17 de abril. O espanhol admitiu que há a possibilidade de não ir à China por causa de sua recuperação. Esta é a segunda vez em dois anos que o espanhol fica fora de uma prova em decorrência de um acidente. No ano passado, Alonso não participou do GP da Austrália após sofrer uma forte batida durante a pré-temporada, em sessão de testes no circuito de Barcelona.

Leia também:

Vettel mostra força da Ferrari e vence o GP da Malásia​

Ecclestone sugere F1 feminina para atrair público e patrocinadores

F1 pode ter equipes com três carros no grid, diz Ecclestone

(Com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League