Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Em carta, Kobe Bryant anuncia que irá se aposentar ao fim da temporada

Aos 37 anos, astro dos Lakers afirma que os problemas físicos o obrigaram a encerrar sua gloriosa carreira, que inclui 2 ouros olímpicos e 5 anéis da NBA

Kobe Bryant anunciou neste domingo que irá se aposentar ao final da temporada 2015/2016 da NBA. O astro do Los Angeles Lakers enviou uma carta, cujo título foi “Querido Basquete”, ao The Players Tribune, site para o qual os jogadores das ligas americanas escrevem para expressar seus sentimentos e planos, explicando os motivos de sua aposentadoria aos 37 anos.

A decisão não foi totalmente surpreendente, já que nas últimas semanas o jogador indicou em várias ocasiões que estava analisando a possibilidade de sua 20ª temporada na NBA ser também a última. Em sua gloriosa carreira, Kobe conquistou duas medalhas de ouro olímpicas, cinco anéis de campeão da NBA e 17 participações no All-Star Game, o Jogo das Estrelas da liga de basquete dos Estados Unidos. Para completar, ele acumula mais de 32.000 pontos na NBA, sendo 81 deles em apenas um jogo (o segundo melhor desempenho ofensivo de um único atleta em uma partida na história).

Leia também:

Kobe Bryant revela desejo de disputar a Rio-2016

Basquete: Kobe Bryant quer se aposentar no Barcelona, diz diretor

Kobe Bryant supera marca histórica de Michael Jordan

Kobe Bryant tem o maior salário da liga; LeBron é só o 6º

Na carta, o atleta reconheceu que as limitações físicas atuais pesaram para a sua decisão. “Joguei cansado e machucado. Não por causa do desafio, mas porque você pediu. Fiz tudo por você, porque isso é o que se faz quando faz com que se sinta vivo como você fez comigo. Você realizou o sonho de um menino de seis anos de ser um Laker. E sempre vou te amar por isso. Mas não posso te amar obsessivamente por muito tempo. Esta temporada é tudo que me restou para dar. Meu coração pode manter a batida, minha cabeça pode lidar com a rotina, mas meu corpo sabe que está na hora de dizer adeus”, afirmou Kobe, como se estivesse falando diretamente ao esporte em que se consagrou como um dos maiores de todos os tempos.

O astro é o terceiro maior pontuador da história da NBA e foi campeão da liga em 2000, 2001, 2002, 2009 e 2010. Kobe, no entanto, não deixou claro se o “fim da temporada” inclui os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Há pouco mais de duas semanas, ele chegou a manifestar o interesse em defender os Estados Unidos na Rio-2016, que acontece em agosto, após o término da temporada da NBA.

Abaixo, a carta de despedida de Kobe Bryant:

Querido Basquete,

Desde o momento em que comecei a enrolar as meias do meu pai, arremessando de forma imaginária arremessos da vitória no Great Western Forum, sabia que uma coisa era real: Eu me apaixonei por você.

Um amor tão profundo, que me entreguei por completo. Da minha cabeça e meu corpo ao meu espírito e alma.

Um garoto de seis anos de idade se apaixonou profundamente por você. Nunca vi o fim do túnel. Apenas me vi saindo de um. Então, eu corri. Corri para cima e para baixo em todas as quadras. Atrás de qualquer bola perdida por você. Você me pediu raça, eu dei meu coração, porque veio com muito mais.

Joguei cansado e machucado. Não por causa do desafio, mas porque você pediu. Fiz tudo por você, porque isso é o que se faz quando faz com que se sinta vivo como você fez comigo.

Você realizou o sonho de um menino de seis anos de ser um Laker. E sempre vou te amar por isso. Mas não posso te amar obsessivamente por muito tempo. Esta temporada é tudo que me restou para dar. Meu coração pode manter a batida, minha cabeça pode lidar com a rotina, mas meu corpo sabe que está na hora de dizer adeus.

E tudo bem. Estou pronto para ir. Só quero que você saiba para que nós possamos gravar todos os momentos que vivemos juntos. Os bons e ruins. Nós demos um para o outro tudo que temos.

E nós sabemos, não importa o que farei depois, sempre serei aquele garoto, com aquelas meias enroladas, lata de lixo no canto, cinco segundos no relógio e bola na minha mão, 5 … 4 … 3 … 2 … 1.

Te amo para sempre, Kobe”

(da redação)

Member of The Internet Defense League