Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Eduardo Cunha anuncia criação de CPI da Fifa na Câmara

Câmara dos Deputados investigará crimes de fraude, suborno e formação de quadrilha dentro da entidade máxima do futebol mundial

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, anunciou nesta quinta-feira a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar denúncias de corrupção contra dirigentes da Fifa. Os trabalhos da comissão terão início depois do Carnaval, em meados de fevereiro.

O deputado federal (Rede Sustentabilidade-RS) e ex-judoca João Derly foi o autor da sugestão da pauta, que investigará crimes de fraude, suborno e formação de quadrilha dentro da entidade máxima do futebol mundial – o que já vem sendo feito pela Justiça americana desde o início de 2015.

Leia também:

Ex-presidente da Conmebol acusa Teixeira de liderar esquema de propinas; brasileiro nega

Chute no traseiro: Fifa demite Jérôme Valcke

Platini retira candidatura à presidência da Fifa

O escândalo de corrupção dentro da Fifa atingiu proporções máximas em maio do ano passado, quando sete dirigentes ligados à entidade, dentre eles o então presidente da CBF, José Maria Marin, foram presos pelo FBI. As investigações também causaram as saídas do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e do ex-mandatário da Uefa, Michel Platini. Ambos foram banidos do futebol por oito anos. O ex-secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, também foi destituído e demitido da entidade.

(com Gazeta Press)

Member of The Internet Defense League