Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Desfile de uniformes do Atlético-MG é acusado de machismo

Torcedores apontaram "objetificação da mulher" no fato de as modelos terem desfilado seminuas no lançamento das novas camisas

O lançamento dos uniformes do Atlético-MG para a temporada de 2016 teve repercussão negativa nas redes sociais – não por causa das camisas em si, mas pelas modelos que as vestiram. Grupos de torcedores apontaram “machismo” e “objetificação da mulher” no fato de algumas das mulheres terem desfilado seminuas, enquanto os homens vestiram uniformes completos, no evento realizado nesta segunda-feira em Belo Horizonte.

Além das mulheres que desfilaram apenas com a camisa, deixando as pernas à mostra, houve ainda um desfile de biquínis oficiais do clube – algo que já ocorreu em anos anteriores. A revolta nas redes sociais teve início com o depoimento de torcedoras atleticanas que viram “sexismo” no evento realizado pelo clube e pela nova fornecedora de material esportivo, a marca canadense DryWorld.

Leia também:

Santos apresenta uniformes em parceria pioneira

Seleção brasileira poderá ter calções amarelos em 2016, diz site especializado

‘Mamma mia’: Itália lança novas camisas e deixa Buffon impressionado

Uma nota de indignação no Blog CAMikase, no site da ESPN, se espalhou pelas redes sociais e ganhou o apoio de torcedores de outros clubes. “Modelos femininas foram expostas de maneira objetificada, vestindo trajes de banho e lingeries, de maneira apelativa, em um evento de finalidade esportiva. Não podemos aceitar que a imagem feminina seja tratada como peça de enfeite de estádio”, escreveu a atleticana Elen Campos no blog.

Procurado, Domênico Bhering, diretor de comunicação do Atlético-MG, discordou das críticas em relação ao desfile. “O Atlético respeita o direito democrático das pessoas de discordarem, mas isso não significa que temos que concordar com as críticas. Não iremos responder a isso. Não houve excesso, nem atitude machista. Mas reforçamos o direito de críticas e elogios. Há quinze anos agimos desta forma, e essa foi a festa mais elogiada. Não há por que mudar algo que vem dando certo há esse tempo.”

Para incendiar ainda mais a discussão, torcedores compartilharam nas redes sociais a imagem de uma camisa produzida pela DryWorld, a nova parceira do Atlético-MG, que contém uma frase claramente machista nas instruções de lavagem: Give it to your wife (“Dê para a sua mulher”, em inglês). Clube e marca ainda não se pronunciaram sobre o assunto em seus canais oficiais.

Imagem de uma camiseta produzida pela DryWorld com frase machista se espalhou pelas redes sociais

Imagem de uma camiseta produzida pela DryWorld com frase machista se espalhou pelas redes sociais (/)

(da redação)

Member of The Internet Defense League