Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Damião terá que pagar R$ 65 milhões para deixar o Santos

Atacante está na Espanha para fechar com o Betis, mas foi surpreendido com a liminar do TST

O Santos conseguiu uma liminar no Tribunal Superior do Trabalho na noite desta terça-feira e complicou a vida de Leandro Damião. O atacante já está em Sevilha, na Espanha, para assinar contrato com o Real Betis, mas, de acordo com a nova decisão, terá de pagar 65 milhões de reais ao Santos caso queira atuar por qualquer outro clube. Damião poderá recorrer da decisão, mas o tempo corre contra o atleta, já que a janela de transferências para a Espanha fecha na segunda-feira.

Leandro Damião negocia com o Betis e outras equipes desde dezembro do ano passado, quando conseguiu se desvincular do Santos na Justiça e teve seu nome retirado do Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Em seguida, em janeiro, o clube alvinegro conseguiu uma liminar no Tribunal Regional do Trabalho que determinava o ressarcimento do clube se Damião fosse jogar por outra equipe.

Leia também:

Santos x Damião: Justiça bloqueia R$ 2,5 milhões do time paulista

Santos denuncia Leandro Damião à PF por falsidade ideológica Damião aumenta lista de atletas que processam o Santos

Damião é condenado por má-fé por declaração de pobreza

O pagamento deveria ser de 200 milhões de reais para clubes brasileiros ou 200 milhões de euros (cerca de 880 milhões de reais) para agremiações estrangeiras. O Tribunal Superior do Trabalho derrubou esta liminar e garantiu a liberdade do atleta. Já a liminar expedida na noite desta terça é uma espécie de “meio termo”. O TST não permite que o Santos fique de mãos abanando, mas diminuiu o valor a ser pago caso o jogador encontre um novo clube para jogar.

Em janeiro de 2014, o time da Vila Belmiro efetuou a maior transação entre clubes brasileiros na história ao tirar Leandro Damião do Internacional de Porto Alegre. O problema é que, para isso, o clube fez um financiamento junto ao grupo de investimentos maltês Doyen Sports de 13 milhões de euros (cerca de 58 milhões de reais pela cotação atual), acrescidos de juros de 10% ao ano por cinco temporadas.

Depois de fracassar no Santos, Damião entrou na Justiça contra o clube em função de atrasos salariais e atuou por empréstimo no Cruzeiro em 2015. O salário do jogador é de cerca de 700.000 reais por mês e, mesmo assim, ele não pretende voltar a jogar pelo Santos, onde sua rejeição com a torcida e com a atual diretoria chegou a um nível insuportável.

(com Gazeta Press)

Member of The Internet Defense League