Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Comitê da Fifa propõe suspensão de Blatter por 90 dias

O presidente da entidade é acusado de má gestão e apropriação indébita pela Procuradoria-Geral da Suíça

Em reunião realizada nesta semana, o Comitê de Ética da Fifa recomendou a suspensão de 90 dias do presidente da Fifa Joseph Blatter, acusado de má gestão e apropriação indébita pela Procuradoria-Geral da Suíca, que chegou a abrir uma investigação criminal há algumas semanas. As informações são do site da emissora britânica Sky Sports, que publicou matéria na manhã desta quarta-feira. No entanto, a suspensão não iria cobrir por inteiro o mandato de Blatter, portanto, ele voltaria após os três meses de afastamento e permaneceria até o fim de sua gestão, em fevereiro de 2016. A suspensão vale também para Michel Platini, presidente da Uefa e principal concorrente à sucessão de Blatter, que também está sendo investigado por receber um suspeito pagamento da Fifa de 8 milhões de reais, em 2011.

Em entrevista à revista alemã Buntenesta terça-feira, Blatter garantiu que não vai deixar o cargo antes das eleições de 26 de fevereiro de 2016. “Condenam-me de antemão, sem que existam provas contra mim de algum tipo de ação incorreta”, disse. “Estou sendo condenado sem haver qualquer evidência de que tenha feito algo errado. Isso é ultrajante”. O cartola de 79 anos já não conta com o apoio dos patrocinadores e tem sido pressionado a abandonar imediatamente o cargo. Se condenado pelo Comitê de Ética da Fifa, ele poderá ser suspenso temporariamente, o que na prática daria um fim a seu mandato. “Vou lutar até 26 de fevereiro. Por mim e pela Fifa. Estou convencido de que no mal aparecerá a luz e que o bem vai prevalecer”, disse Blatter.

Enquanto alguns membros do Comitê de Ética acreditam que o dirigente precisa ser afastado enquanto a apuração é realizada, outros dizem que Blatter é inocente e que, portanto, não devieria haver julgamento antes da Justiça comum. A decisão da suspensão deve ser anunciada nos próximos dias.

Leia também:

Blatter falta e Fifa decide que Copa do Catar será em novembro e dezembro

Descontente, Fifa dará ultimato ao ausente Del Nero

(Com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League