Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Começam os Estaduais 2016 – abalados por China e Primeira Liga

Os principais torneios regionais darão a largada inicial neste final de semana, mas algumas surpresas como o assédio do mercado chinês e o início da Copa Sul-Minas-Rio deixaram os estaduais em segundo plano

A pré-temporada está acabando para as principais equipes do futebol brasileiro e o ano vai começar, efetivamente, neste final de semana com a estreia dos tradicionais campeonatos estaduais por todo o Brasil. As equipes se reforçaram e trouxeram alguns nomes desde o término do Campeonato Brasileiro. Mas o mercado emergente do futebol chinês surpreendeu no começo do ano e levou grandes nomes de alguns clubes brasileiros. O Corinthians, por exemplo, perdeu quatro jogadores para os asiáticos, em um desmanche avassalador do elenco campeão brasileiro no ano passado. Clubes da China também levaram algumas peças importantes de outros times como o atacante Geuvânio, do Santos, e o técnico Mano Menezes, do Cruzeiro.

Leia também:

De olho na Libertadores, São Paulo abre o Paulistão contra Red Bull Brasil​

CBF volta atrás e autoriza disputa da Copa Sul-Minas-Rio

CBF anuncia calendário de 2016: Brasileiro não para na Copa América e Olimpíada

A Copa Rio-Sul-Minas – liga independente das federações locais criada por alguns dos principais clubes do sudeste e do sul do Brasil – já começou e, em um já apertado calendário, vai coincidir com o início dos estaduais e até mesmo com a Libertadores, o que no caso de Grêmio e Atlético-MG pode ser um distúrbio quanto ao desgaste físico do elenco. Mas, apesar de recentemente estarem despretigiados com a briga de alguns clubes com suas respectivas federações, os Estaduais ainda pagam muito bem com cotas de televisão e premiações que garantem aos clubes um alívio financeiro maior ao longo do ano, sobretudo em caso de título. Confira abaixo os principais jogos dos estaduais no final de semana:

(da redação)

Member of The Internet Defense League