Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Clube da Eslováquia demite técnico por racismo

O treinador Marko Nikolic, do Olimpija Ljubljana, foi flagrado chamando o nigeriano Blessing Eleke, de sua própria equipe, de "negro idiota"

O clube Olimpija Ljubljana, líder do Campeonato Esloveno, anunciou nesta segunda-feira a demissão do técnico Marko Nikolic, que recentemente foi flagrado fazendo comentários racistas sobre um dos jogadores do seu próprio time.

“Veja esse negro idiota”, disse Nikolic, sobre o nigeriano Blessing Eleke, que acabara de anotar o gol do empate em 1 a 1 diante do Zavrc, nos acréscimos, na semana passada. Nikolic declarou que não teve intenção de cometer injúria racial, mas apenas demonstrar insatisfação com o longo tempo perdido por Eleke na comemoração do gol, o que teria deixado o seu time sem condições de buscar o gol da vitória.

Leia também:

Liga espanhola analisará insultos contra Neymar; Espanyol nega racismo

Pivô da NBA é barrado em joalheria e alega racismo

Fifa questiona Rússia por punir jogador que reagiu a racismo

A explicação, porém, não foi bem recebida, tanto que a Associação Eslovena de Futebol suspendeu o treinador por sete partidas. Nesta segunda, o clube emitiu um comunicado em seu site confirmando a “difícil decisão”.

“Apesar de ser um grande treinador, Marko Nikolic cometeu um erro que simplesmente não pode ser esquecido. Quero que o Olympija seja um exemplo de futebol coletivo, profissionalismo, ética e que tenha sucesso em todas as áreas”, afirmou o presidente do clube, Milan Mandaric, em um dos trechos do comunicado.

(da redação)

Member of The Internet Defense League