Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chelsea demite técnico José Mourinho

Em sua segunda passagem, o treinador português chegou a conquistar um Campeonato Inglês, mas teve desempenho ruim na última temporada

O técnico José Mourinho foi demitido do Chelsea nesta quinta-feira, segundo informou o site da emissora britânica BBC. O português de 52 anos já estava desgastado no comando do clube pela má campanha no campeonato inglês e também por questões extra-campo como a má relação com alguns jogadores do elenco e a recente controvérsia com a ex-médica do clube Eva Carneiro, demitida após desentendimentos com o português.

Em sua segunda passagem, Mourinho chegou idolatrado ao Chelsea em junho de 2013, assinando contrato de quatro anos. Desde lá, conquistou o último campeonato inglês e na atual temporada vinha adquirindo maus resultados. Na segunda-feira, o Chelsea perdeu para o Leicester por 2 a 1 e foi para a parte debaixo da tabela, na 16ª posição, duas abaixo da zona de rebaixamento, com 15 pontos em 16 jogos, sendo quatro vitórias, três empates e nove derrotas. Na Liga dos Campeões, conseguiu a vaga para as oitavas de final apenas na última rodada em um grupo relativamente fácil, com Dinamo de Kiev, Porto e Maccabi Tel Aviv.

Na primeira passagem, entre 2004 e 2007, já havia ganhado dois títulos nacionais, uma Copa da Inglaterra e dois troféus da Copa da Liga Inglesa. Apesar de ainda não ter anunciado oficialmente a saída de Mourinho, o Chelsea já cogita contratar seu substituto. Pep Guardiola, Guus Hiddink, Brendan Rodgers e Juande Ramos estão entre os candidatos para a vaga no comando da equipe.

Carreira – Fora o Chelsea, Mourinho teve carreira vitoriosa durante sua passagem por diferentes clubes da Europa. Foi campeão da Liga dos Campeões com o Porto, em 2004, e com a Inter de Milão, em 2010. Ainda passou pelo Real Madrid, faturando o Campeonato Espanhol em 2012.

Leia também:

Mourinho não baixa a bola: ‘Primeira fase ruim em 15 anos’

Crise no Chelsea: Mourinho coleciona confusões e já desagrada brasileiros

Mourinho a jornalista: ‘Entre no Google antes de fazer pergunta idiota’

Filha de Mourinho brilha em noite de premiação do pai

(Da redação)

Member of The Internet Defense League