Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cabo de guerra, bilhar, surfe… os 26 ‘esportes’ que se candidataram para Tóquio-2020

Ao menos uma nova modalidade será incluída no calendário dos Jogos no Japão

O Comitê Organizador da Olimpíada de Tóquio 2020 anunciou, nesta sexta-feira, os 26 esportes aspirantes a se tornarem olímpicos nos Jogos do Japão. Dentre as modalidades, estão o caratê, beisebol, sumô, bilhar, wakeboard, softbol, xadrez, cabo de guerra e surfe. A decisão será informada na 129ª sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), no Rio de Janeiro, às vésperas dos Jogos de 2016. A “Agenda 2020”, assinada pelo COI, prevê a inclusão de um ou mais esportes nos Jogos.

Leia também:

COI divulga salário do presidente Thomas Bach: R$ 63 mil por mês

COI aprova Agenda 2020 e muda movimento olímpico

COI passará a convidar cidades que poderão sediar Jogos

No dia 11 de maio, o Comitê Organizador de Tóquio 2020 iniciou o processo de seleção de novas modalidades para, no dia 30 de setembro deste ano, revelar quais serão os escolhidos e propostos ao COI para que se tornem olímpicos. As federações internacionais de todas as 26 disciplinas encaminharam suas respectivas solicitações ao comitê japonês, que analisará as propostas e fará uma pré-seleção, sem limite estabelecido, no próximo dia 22.

“Estudaremos as candidaturas e elegeremos em função da popularidade dos esportes, sua relação com os jovens e seu potencial para promover o espírito olímpico”, disse o presidente do comitê organizador e ex-primeiro ministro do Japão, Yoshiro Mori. Ele deixou claro que não serão escolhidos os esportes mais populares no Japão, mas sim em nível internacional e que serão valorizadas as modalidades que não exigirão a construção de instalações desportivas adicionais, já que o comitê “está fazendo grandes esforços para reduzir o custo dos Jogos”. As 26 modalidades aspirantes são: esportes aéreos, futebol americano, beiseol-softbol, bowls (uma variação da bocha), boliche, bridge (jogo de cartas), xadrez, dança esportiva, floorball (semelhante ao hóquei), frisbee, caratê, corfebol, netball, orientação, polo, squash, patinação, escalada esportiva, squash, sumô, surfe, cabo de guerra, mergulho submarino, esqui aquático e wakeboard, e wushu (uma arte marcial).

(com Gazeta Press)

Member of The Internet Defense League