Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasileiro convidado do Rio Open surpreende e vence 9º do mundo

O cearense Thiago Monteiro, de 21 anos, superou o favoritismo do francês Jo-Wilfried Tsonga e avançou para a segunda rodada do ATP 500 do Rio de Janeiro

O tenista brasileiro Thiago Monteiro, desconhecido no circuito e apenas o 338º colocado do ranking mundial, protagonizou na tarde desta quarta-feira uma das maiores zebras do tênis nacional. Em sua estreia no Rio Open, torneio em que entrou como convidado, o atleta de 21 anos conseguiu o maior triunfo de sua carreira ao bater o francês Jo-Wilfried Tsonga, número 9 do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/4, em pouco mais de duas horas.

Era a primeira vez que Monteiro disputava a chave principal de um torneio ATP – e justo contra um ‘top 10’ e cabeça de chave número três da competição. O cearense superou as expectativas e se aproveitou do apoio total da torcida presente no Jockey Club. Com as quedas de Thomaz Bellucci e João Souza, o Feijão, Monteiro é o único tenista brasileiro na chave masculina de simples. A única esperança nacional no Rio de Janeiro agora terá pela frente na segunda rodada o uruguaio Pablo Cuevas, número 45 do mundo, que atropelou na estreia o argentino Facundo Bagnis.

Thiago Monteiro era considerado uma das grandes promessas do tênis brasileiro há alguns anos, quando chegou a ser número 2 do mundo na categoria juvenil em 2012. De lá para cá, lesões no joelho e no cotovelo atrapalharam a carreira do tenista, que agora tenta comprovar todo o talento demonstrado na base.

Leia também:

Rio Open começa com 9 tenistas top 40

De olho na Olimpíada, Bruno Soares e Marcelo Melo jogarão Rio Open juntos

Rio Open divulga preço de ingressos: final custará até R$ 640

(Com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League