Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Boxeador Esquiva Falcão desiste de disputar a Olimpíada

Medalhista de prata em Londres em 2012, o pugilista considerou que voltar aos Jogos Olímpicos no Rio seria 'dar um passo para trás na carreira'

Em meio à polêmica sobre a participação de boxeadores profissionais na Olimpíada, o brasileiro Esquiva Falcão afirmou, nesta sexta-feira, que não vai tentar a vaga para os Jogos do Rio de Janeiro. “Eu tive uma reunião com a minha equipe e decidimos focar na carreira profissional. Não vamos disputar o Pré-Olímpico porque nós não queremos dar um passo para trás na carreira, queremos seguir em frente”, disse o atleta.

Esquiva tornou-se profissional depois da última Olimpíada, em Londres, quando conquistou a medalha de prata. Atualmente, apenas boxeadores amadores podem participar dos Jogos Olímpicos. Há alguns anos a Associação Internacional de Boxe Amador (Aiba) vem cogitando a possibilidade de autorizar profissionais na competição pela primeira vez no Rio de Janeiro. A votação para a mudança do estatuto está marcada para 1º de junho, o que permitiria que os pugilistas profissionais participassem do pré-olímpico mundial, na segunda quinzena de junho, em Baku, no Azerbaijão.

LEIA TAMBÉM:

Aiba quer boxeadores profissionais nos Jogos de 2016

O brasileiro, contudo, recuou da tentativa de disputar o pré-olímpico depois que Bob Arum, dono da Top Rank, empresa que agencia a carreira de Esquiva, afirmou publicamente ser totalmente contrário à inclusão de profissionais na Olimpíada. “A ideia de permitir profissionais nos Jogos Olímpicos nesse curto período é absolutamente insana. Essas pessoas (responsáveis pela ideia) devem ter suas cabeças examinadas”, disse Arum na sexta-feira.

(Com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League