Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Botafogo vence Luverdense e volta à série A do Brasileirão

Com a vitória por 1 a 0 sobre o time do Mato Groso, os cariocas atingiram 68 pontos e não podem mais ser alcançados pelo quinto colocado

O Botafogo garantiu na noite desta terça-feira sua vaga à Série A do Campeonato Brasileiro de 2016 ao vencer o Luverdense por 1 a 0 no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT). Líder da Série B, o time alvinegro cumpriu a sua missão e garantiu o retorno à elite do futebol nacional nesta terça-feira faltando apenas três rodadas para o término da competição. Atingindo os 68 pontos, a equipe abriu 11 de diferença para o quinto colocado, o Sampaio Corrêa, e não poderá mais ser ultrapassado. Os cariocas agora almejam o título, com a sombra do segundo colocado, o América-MG, cinco pontos atrás.

O Botafogo precisava apenas de um empate para subir, mas o time não se conteve ao jogar fora de casa com o 10º colocado do campeonato. Aos 41 minutos, o atacante Ronaldo recebeu na área passe de Daniel Carvalho, dividiu a bola com o zagueiro, mas conseguiu o gol que garantiu a classificação de sua equipe . “Sonhava em marcar o gol do acesso. Fico feliz de ter feito aqui. Estou na história do Botafogo por causa desse gol. Agora podemos comemorar”,

Até a 35ª rodada do campeonato, a equipe carioca é a que mais venceu no campeonato, com 20 triunfos, o que menos perdeu, com seis derrotas, o que possui o melhor ataque, com 58 gols, e o que tem a melhor defesa, com 25 gols sofridos.

Botafogo e Bahia se enfretam pelo Campeonato Brasileiro da Série B

Botafogo e Bahia se enfretam pelo Campeonato Brasileiro da Série B (/)

Campanha – O Botafogo começou o campeonato de forma fulminante: arrancou na tabela com oito jogos invictos, sendo seis vitórias nesse período. A derrota só veio diante do Macaé, fora de casa, na 9ª rodada. O mau resultado desequilibrou os cariocas na competição. Foi o momento mais instável do Botafogo na Série B. Nos 12 jogos seguintes, o time venceu quatro apenas. Mesmo com a equipe no G4, o clima não era dos melhores, o que culminou na queda de René Simões e na entrada de Ricardo Gomes, que não treinava um time de futebol desde o Acidente Vascular Cerebral (AVC) que teve quando ainda comandava o Vasco, em 28 de agosto de 2011.

Apesar de não ter começado da forma que a diretoria imaginava, Ricardo Gomes conseguiu devolver o Botafogo ao caminho das vitórias. Tanto que nos últimos 14 jogos, a equipe só perdeu um, para o Ceará, em casa. Fora isso, foram 11 vitórias, incluindo a desta terça-feira, e apenas dois empates. Essa foi a segunda vez que o Botafogo teve de enfrentar a Série B para voltar à elite. Em 2002, o time caiu pela primeira vez. Mas no ano seguinte, garantiu o acesso sendo vice-campeão da competição, atrás do líder Palmeiras.

(Com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League