Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Blatter defende candidatura de Platini: ‘Ele é um homem honesto’

Presidente suspenso da Fifa disse que pagamento ao francês se deu por 'contrato oral' e disse que passou perto da morte nos últimos dias

Recuperado de um mal-estar causado por estresse, o presidente suspenso da Fifa, Joseph Blatter, concedeu entrevista nesta segunda-feira e voltou a jurar inocência no caso de pagamento suspeito a Michel Platini, o chefe da Uefa. Ele ainda apoiou a candidatura de seu ex-aliado na eleição presidencial da entidade, marcada para 26 de fevereiro do ano que vem. “Platini é um homem honesto”, afirmou o dirigente de 79 anos em entrevista à emissora suíça RTS, apoiando

Blatter voltou a afirmar que o pagamento feito a Platini em 2011 não desobedeceu as leis da entidade. “Havia um contrato, inclusive nos regulamentos da Fifa está indicado: um contrato pode ser feito por escrito ou oral. Era um oral, um contrato de trabalho.” Blatter e Platini foram suspensos por 90 dias pelo Comitê de Ética da Fifa da Fifa, em outubro. Os presidentes da Fifa e da Uefa foram punidos por causa de um pagamento suspeito de 2 milhões de francos suíços feito por Blatter ao ex-jogador francês, nove anos depois de um suposto trabalho feito por Platini.

Leia também:

Uefa descarta Platini e escolhe secretário-geral como candidato europeu à Fifa

Platini admite pagamento sem contrato e diz ser ‘à prova de balas’

Banido, sul-coreano acusa Blatter de golpe e compara Fifa ao Titanic

As suspeitas são de que o pagamento seria uma forma de Blatter compensar o francês por ter desistido de disputar as eleições presidenciais da Fifa naquele ano. Platini nega e insiste que a transação é legal e se refere a um trabalho de consultor realizado por Platini entre 1999 e 2002. De qualquer forma, os investigadores alertam que o caso ainda implicaria numa falsificação do balanço financeiro da Fifa, que jamais incluiu o valor em seus informes.

Na mesma entrvista, que será exibida na íntegra pela emissora suíça na quarta-feira, Blatter disse que esteve perto da morte nos últimos dias. “Realmente estive entre anjos que cantam e demônios que atiçam o fogo. Foram os anjos que cantaram”.

Eleições – Nesta segunda, a Comissão de Ética da Fifa indicou que abriu um procedimento contra Michel Platini e Joseph Blatter, cujo veredito está previsto para sair em dezembro. A suspensão de Blatter e Platini se encerra em 8 de janeiro, data bem próxima a das eleições para a presidência da Fifa.

No último dia 12, a Fifa recusou o pedido de candidatura de Platini e confirmou como candidatos apenas cinco nomes: Ali Al Hussein, Salman Bin Ebrahim Al Khalifa, Jérôme Champagne, Tokyo Sexwale e Gianni Infantino, este último secretário-geral da Uefa, que abriria mão de concorrer ao cargo se Platini fosse liberado a participar do pleito.

Com a apelação rejeitada, Platini não poderá fazer uma desejada campanha para presidente da Fifa, cargo para o qual o francês era apontado como favorito a assumir antes da revelação do escândalo.

(da redação)

Member of The Internet Defense League