Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Biografia autorizada de Blatter será lançada em março

O cartola suíço de 79 anos, suspenso do futebol por oito anos, teve sua vida contada pelo ex-assessor Thomas Renggli

O ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, banido por oito anos de qualquer cargo do futebol, lançará uma biografia autorizada em março, escrita por seu ex-assessor Thomas Renggli. Editado pela Werd&Weber, o livro em alemão deve ficar pronto nas próximas semanas, e a versão em inglês, a partir de junho.

Com o título “Mission Football” (Missão Futebol em tradução literal), a história contada pelo ex-braço direito de Blatter passará por toda a vida do suíço de 79 anos, que em 1976 começou a trabalhar na Fifa e em 1998 virou presidente até renunciar ao cargo em setembro do ano passado, por causa do escândalo de corrupção que derrubaram diversos cartolas do futebol mundial, inclusive José Maria Marin, ex-presidente da CBF.

Em entrevista à agência de notícias AFP, o editor do livro Alain Diezig diz que a obra tem informações privilegiadas sobre o cotidiano de Blatter e que o projeto já vinha sendo pensado muito antes do escândalo de corrupção na Fifa ser deflagrado em maio pelo FBI.

Em dezembro, Blatter foi suspenso pelo Comitê de Ética da Fifa por oito anos, em razão de uma transação suspeita envolvendo o ex-presidente da UEFA, Michel Platini, também punido com o mesmo rigor. O cartola suíço não pode exercer nenhuma atividade ligada ao esporte enquanto a punição estiver em vigor. As eleições presidenciais da entidade máxima do futebol estão marcadas para esta sexta-feira. No entanto, o príncipe jordaniano Ali Bin Al-Hussein, um dos candidatos ao pleito, apresentou nesta terça-feira um pedido de adiamento da data por julgar que não há transparência na votação.

Biografia do Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa

Biografia do Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa (/)

Leia também:

Fifa ganha exposição no ‘Museu da Máfia’ dos EUA

Valcke fez Fifa alugar apartamento de Ronaldo por US$ 150 mil, diz jornal

Delator revela esquema de Ricardo Teixeira para receber propinas em bancos suíços

(Com Gazeta Press)

Member of The Internet Defense League