Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bellucci faz 6/0 em Djokovic, mas leva virada e está fora do Masters de Roma

Brasileiro teve atuação brilhante no primeiro set, mas não resistiu à força do melhor tenista do mundo nas oitavas de final do torneio italiano

Thomaz Bellucci conseguiu um grande feito nesta quinta-feira, mesmo não tendo avançado às quartas de final do Masters 1000 de Roma. O brasileiro, 37º do ranking mundial, venceu um set por 6/0 contra o sérvio Novak Djokovic, feito que nenhum tenista havia conseguido desde Roger Federer há quase quatro anos. No entanto, o líder do ranking da ATP do mundo reagiu nos sets seguintes e fechou o jogo em 2 sets a 1, com parciais de 0/6, 6/3 e 6/2, em 1h37m de jogo.

Leia também:

Federer é surpreendido por Thiem em Roma e perderá 2º lugar do ranking

Bellucci vence de novo e enfrentará Djokovic em Roma

Bellucci e Teliana surpreendem favoritos em Roma

O domínio absoluto de Bellucci no primeiro set surpreendeu a todos no Foro Italico, em Roma. Especialista em saibro e embalado por vitórias sobre os favoritos Gael Molfils e Nicolas Mahut, o brasileiro soltou a mão esquerda, conseguiu três quebras de saque e confirmou todos os seus serviços para conseguir a façanha em apenas 24 minutos.

Djokovic não passava um set inteiro sem vencer um game (o chamado “pneu” no tênis) desde 19 de agosto de 2012, quando perdeu a final do Masters de Cincinnati para Roger Federer por 6/0 e 7/6. A partir daí, porém, Djokovic não deu mais chances ao brasileiro. Ao vencer seu primeiro game, Djokovic celebrou muito e depois sorriu, como se tivesse se livrado da pressão. O sérvio quebrou o saque do brasileiro no sexto game e depois fechou o set em 6 a 3.

Bellucci pareceu sentir o golpe e teve seu serviço quebrado logo no início do set decisivo. O tenista paulista de 28 anos teve bons momentos, como uma bola curta que surpreendeu o melhor do mundo, mas não conseguiu confirmar mais um serviço no 7º game e terminou derrotado por 6 a 2.

Coincidentemente, esta foi a segunda queda consecutiva de Bellucci contra Djokovic na terceira rodada do ATP de Roma. Em 2015, a derrota também foi de virada: 5-7, 6-2 e 6-3. Apesar de ter eliminado dois favoritos, Bellucci perderá pontos no ranking, pois no ano passado disputou uma fase a mais (o qualifying), e pode cair até para o 41º lugar do ranking, dependendo do resultado dos concorrentes.

O próximo rival de Djokovic será o espanhol Rafael Nadal, que passou pelo australiano Nick Kyrgios, também de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 6-7 (3), 6-2 e 6-4. O jogo pelas quartas de final será o 49º entre o espanhol e o sérvio. A vantagem até o momento é de Djokovic, com 25 vitórias, contra 23 do espanhol. Nadal não leva a melhor há sete jogos, quando se sagrou campeão na final de Roland Garros

(com agência EFE)

Member of The Internet Defense League