Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Barcelona e Neymar concordam e craque só jogará a Rio-2016, diz jornal

Atacante teve que escolher entre Olimpíada e Copa América e priorizou a busca pela inédita medalha de ouro, segundo informações do 'Mundo Deportivo'

O técnico Dunga pretendia contar com seu principal jogador na seleção brasileira tanto na Olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto, quanto na Copa América Centenário, um mês antes. No entanto, o Barcelona só deve liberar o craque para a disputa de uma das competições e, segundo o diário Mundo Deportivo desta quinta-feira, clube e jogador já teriam se decidido: a busca pela inédita medalha de ouro deve ser prioridade.

Leia também:

Brasil se dá bem no sorteio dos grupos da Copa América Centenário

Técnico do Barça não garante presença de Neymar na Copa América e na Rio-2016 ​

Cristiano desdenha de amizade de Messi, Neymar e Suárez: ‘Abraços e beijinhos não valem nada’

De acordo com o colunista Miguel Rico, foi opção de Neymar privilegiar a Olimpíada em detrimento da Copa América. A seleção olímpica pode ter apenas três atletas acima de 23 anos convocados e Neymar certamente será escolhido por Dunga, pois é a grande estrela do time e já declarou sua vontade de participar. Depois de perder a reta final da Copa do Mundo por contusão, o jogador visa o ouro inédito para se consagrar como um ídolo da seleção nacional.

No último domingo, após o sorteio dos grupos da Copa América nos Estados Unidos, Dunga disse que negociaria com o Barcelona a possibilidade de contar com o atleta nas duas competições – o que deixaria Neymar sem férias. Dias antes, o técnico Luis Enrique já havia dito que a questão seria discutida no futuro, mas que a saúde do jogador deveria ser levada em consideração. A seleção argentina passou pelo mesmo dilema e concordou que Lionel Messi jogará apenas a Copa América e descansará na Olimpíada.

A seleção brasileira vem de duas eliminações consecutivas para o Paraguai em Copas América e o técnico Dunga sabe que um novo fracasso o deixaria pressionado. No entanto, o Brasil jamais conquistou uma medalha de ouro olímpica – ficou com a prata em Los Angeles-1984, Seul-1988 e Londres-2012, a última com Neymar em campo – e pretende conquistá-la no Maracanã, até para tentar diminuir um pouco a dor da torcida depois do fiasco na Copa de 2014.

(da redação)

Member of The Internet Defense League