Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bandeirinha denuncia pressões para prejudicar o Barça contra o Real Madrid

Auxiliar, que se manteve anônimo, diz que recebeu instruções para "prejudicar os interesses" do atual campeão nacional e europeu

Um árbitro auxiliar da Liga Espanhola apresentou uma denúncia anônima à Justiça do país por supostas pressões que sofreu de seus superiores para prejudicar o Barcelona no próximo clássico com o Real Madrid, marcado para o dia 21 de novembro, no Santiago Bernabéu.

De acordo com o texto da denúncia, publicado nesta quarta-feira no site da rádio Cope, o bandeirinha revela ter tido em setembro uma conversa com o árbitro principal com o qual costuma trabalhar, que lhe disse ter recebido “instruções” destinadas a “prejudicar os interesses” do clube catalão, atual campeão do Campeonato Espanhol, da Liga dos Campeões e da Copa do Rei.

Leia também:

Piqué é vaiado em jogo da Espanha e reacende discussão sobre nacionalismo

Real Madrid x Barcelona: nunca um clássico foi tão gigante

Plateia de Real x Barça é ‘de teatro’ – e a violência inexiste

“Se formos escolhidos para apitar o clássico, ele me disse que teríamos que tentar dirigir o jogo de uma determinada maneira, o que supõe, em definitivo, prejudicar os interesses de um dos dois clubes, o FC Barcelona”, indica o documento apresentado na segunda-feira, diante da procuradoria anticorrupção de Barcelona. O árbitro principal teria explicado que seria melhor se decisões duvidosas no clássico fossem tomadas por um bandeirinha, “para gerar menos controvérsia na mídia”.

O autor da denúncia diz ter protestado contra as instruções dos superiores, e que recebeu um telefonema de José Ángel Jiménez Muñoz de Morales, um membro do Comitê Técnico de Árbitros da federação espanhola, que deu a entender que seria “mais inteligente” seguir as instruções para subir na carreira.

O advogado do bandeirinha, Jacinto Vicente, deixou claro que seu cliente não quer divulgar seu nome por temer represálias. O trio de arbitragem do primeiro clássico espanhol da temporada ainda não foi definido.

(com agência AFP)

Member of The Internet Defense League