Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Argelino do Leicester é eleito o craque da liga inglesa

Riyad Mahrez, de 25 anos, é um dos destaques da fantástica campanha do Leicester City, que pode conquistar seu primeiro título na próxima rodada

O atacante argelino Riyad Mahrez, um dos destaques do líder Leicester City, foi eleito neste domingo o melhor jogador da temporada do Campeonato Ingês. Praticamente desconhecido no futebol europeu até o início do torneio, o jogador de 25 anos superou na eleição da Associação de Atletas Profissionais (PFA, na sigla em inglês) o seu companheiro Jamie Vardy, segundo colocado, e Harry Kane, do Tottenham. Nascido na França e naturalizado argelino, Mahrez se tornou o primeiro africano a receber o prêmio.

“É uma grande honra ser o primeiro africano a vencer, isso me deixa ainda mais feliz. Sou muito agradecido por vencer esse prêmio, é um prazer. Agradeço aos meus colegas de time, sem eles não chegaria aqui”, declarou Mahrez na premiação. Nem mesmo craques africanos consagrados na Inglaterra como os marfinenses Didier Drogba e Yaya Touré receberam o prêmio, oferecido pelos atletas da elite inglesa. No ano passado, o belga Eden Hazard foi o campeão.

Leia também:

Prefeito pretende batizar ruas em homenagem a jogadores caso Leicester conquiste o titulo inglês

Maior zebra da Europa, Leicester vence com gol de bicicleta

Pressionada, liga inglesa congela preço de ingressos

Além de Vardy e Kane, Mahrez desbancou também o volante francês N’Golo Kanté, outro destaque do Leicester, o meia alemão Mesut Özil, do Arsenal, e o meia francês Dimitri Payet, do West Ham, os outros finalistas do prêmio.

Muito veloz e dono de uma perna esquerda de rara habilidade, Mahrez contribuiu para a incrível campanha do Leicester com 17 gols e 11 assistências nesta temporada. Filho de pais argelinos, ele nasceu na França, mas se acostumou a passar férias na Argélia e optou por defender a seleção africana, pela qual disputou a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Mahrez iniciou a carreira em 2009 no modesto Quimper, da França, e passou pelo Le Havre antes de assinar com o Leicester em 2014. Muito valorizado, ele tem diversas propostas para deixar o clube em agosto.

A três rodadas do fim, o Leicester City está próxima de conquistar seu primeiro título em 132 anos de história: tem 76 pontos, oito de vantagem sobre o segundo colocado Tottenham, que joga nesta segunda-feira contra o West Bromwich, em casa, no complemento da rodada. Caso o Tottenham não vença, o Leicester pode ser campeão já na próxima rodada. No fim de semana, ambos os concorrentes tem compromissos duríssimos como visitantes: o Leicester visita o Manchester United e o Tottenham encara o Chelsea, em clássico londrino.

Eleição – Outros atletas foram premiados na eleição da Associação de Atletas Profissionais neste domingo. O inglês Dele Alli, do Tottenham, recebeu o prêmio de revelação do campeonato, desbancando, entre outros, o brasileiro Philippe Coutinho, do Liverpool.

Também foi escolhida a seleção da temporada: David de Gea (Manchester United); Héctor Bellerín (Arsenal), Toby Alderweireld (Tottenham), Wes Morgan (Leicester) e Danny Rose (Tottenham);Kanté, Payet, Dele Alli, Mahrez, Vardy e Kane.

A meia-atacante inglesa Izzy Christiansen, do Manchester City, foi eleita a melhor jogadora do campeonato feminino, superando as companheiras Hedvig Lindahl e Gemma Davison, Ji Sob-Yun, do Chelsea, e Beth Mead, do Sunderland.

(da redação)

Member of The Internet Defense League