Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Aos 99 anos, Havelange é internado com problemas pulmonares

Presidente da Fifa entre 1974 e 1998, ex-dirigente brasileiro enfrenta problemas de saúde há alguns anos

O ex-presidente da Fifa João Havelange está internado com problemas pulmonares no Hospital Samaritano, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. “O paciente evolui positivamente ao tratamento e seu quadro de saúde é estável”, informou o hospital em comunicado nesta sexta-feira. O ex-dirigente brasileiro de 99 anos está com a saúde debilitada há alguns anos.

Em junho do ano passado, Havelange foi internado por causa de uma infecção respiratória e permaneceu no mesmo hospital por quatro dias até receber alta. Em 2012, chegou a ficar em estado grave com quadro de infecção bacteriana, mas recebeu tratamento no mesmo local e se recuperou.

Leia também:

​Candidato à Fifa denuncia ‘sabotagem’ de Blatter e acordos corruptos de Havelange

Havelange acumula títulos políticos no esporte. Além da entidade máxima do futebol mundial, já comandou a extinta Confederação Brasileira de Desportos (CBD), e, ainda na década de 1960, foi eleito membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), posto que ocupou até sua renúncia, em 2011. Antes de ingressar na parte administrativa, foi atleta de natação e polo aquático, e chegou a conquistar medalha de bronze na modalidade coletiva nos Jogos Pan-Americanos de 1955, na Cidade do México.

Na Fifa, João Havelange foi eleito presidente em 1974 e ocupou o cargo até 1998, quando teve início a era Joseph Blatter – que se encerrará em 26 de fevereiro de 2016, data da nova eleição. Havelange deixou o posto de presidente de honra da Fifa em 2013, em meio a denúncias de corrupção semelhantes às vivida por Blatter atualmente.

(Com Gazeta Press)

Member of The Internet Defense League