Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Planos da Marvel para o futuro incluem herói chinês e filme da Viúva Negra

Estúdio revolucionou o cinema nos últimos onze anos, mas agora precisa renovar seu arsenal de heróis

Lá se foram onze anos e 22 filmes. Em 2008, quando Homem de Ferro foi lançado, ninguém imaginava que aquele herói com armadura se tornaria uma das figuras mais onipresentes no cinema por toda a década seguinte, e que sua história se expandiria para uma franquia, uma saga, um verdadeiro universo ficcional. Ninguém imaginava exceto, talvez, a própria Marvel.

Se há uma contribuição que a editora transformada em estúdio trouxe ao mundo do cinema, foi o pensamento em “rede” que sempre foi típico dos quadrinhos que ela publicava. No papel, não era raro ver um personagem invadir a história de outro, lutar junto e voltar depois para sua vida particular. O “universo”, conceito hoje tão popular, era (quase sempre) o mesmo, mas as histórias não precisavam ser. Não era preciso acompanhar uma única aventura, mas se podia reunir um punhado de revistas sob o braço e descobrir novos personagens, novos cenários e novas facetas de seus heróis favoritos.

O cinema antes de Homem de Ferro (2008), vale lembrar, não era bem assim. Havia franquias, é claro – Star Wars, James Bond, até mesmo X-Men já haviam passado e repassado pelas telas. A novidade era a descentralização das histórias: no lugar de uma única aventura em episódios, começou a se pensar em spin-offs, em séries relacionadas e tramas paralelas que só se encontrariam com a principal quando necessário, e que tinham suas próprias regras, ambientes e inclusive seus próprios gêneros.

Capitão América: O Primeiro Vingador, por exemplo, é essencialmente um filme de guerra. Homem de Ferro é um misto de ação teen e comédia, Homem-Formiga é uma comédia para a família, Thor é uma aventura mitológica e Guardiões da Galáxia tem ares de ficção científica. Todos pertencem ao mesmo universo e, ao mesmo tempo, têm seus próprios micro-universos independentes.

Essa é a rede que a Marvel “inaugurou” no cinema e que inspirou uma verdadeira corrida em Hollywood – Star Wars ganhou Rogue One: Uma História Star Wars e Han Solo: Uma História Star Wars; a Warner fez Batman vs Superman: A Origem da Justiça e Liga da Justiça, e lançou filmes isolados com Mulher Maravilha e Aquaman. Até Godzilla e King Kong vão compartilhar um universo em breve.

Vingadores: Ultimato marca, de certa forma, o final dessa era. O conceito de “rede” já não é novidade e os heróis que se desenvolveram durante tanto tempo em frente ao público estão finalmente concluindo suas trajetórias. Apesar de não ser, oficialmente, o último filme da Saga do Infinito (que inclui as três primeiras fases do Universo Cinematográfico Marvel e que se concluirá em Homem-Aranha: Longe de Casa), o longa fecha a primeira grande trama central dos Vingadores. É ele que encerra a busca pelas chamadas Joias do Infinito e o conflito com o vilão Thanos (Josh Brolin), que permeou praticamente toda a franquia, mesmo que indiretamente.

Agora, outra saga terá início e outra ameaça deverá se colocar diante dos heróis. Fãs especulam se será a Invasão Secreta, promovida pelos Scrulls e sugerida em Capitã Marvel, ou talvez Galactus, um devorador de mundos ligado ao Quarteto Fantástico, agora sob domínio da Disney. Mas, seja qual for a grande aventura, a verdade é que uma nova leva de personagens irá encabeçar essa luta – começando pelos recém-apresentados Homem-Aranha (Tom Holland), Pantera Negra (Chadwick Boseman) e Capitã Marvel (Brie Larson) e abraçando alguns novatos – entre eles, um herói chinês.

As novidades anunciadas oficialmente não revelam muito sobre a aguardada Fase 4. A maioria é de sequências, como Guardiões da Galáxia Vol. 3 (que trouxe de volta o diretor James Gunn depois de muita polêmica) e Pantera Negra 2, e já se sabe que a Viúva Negra de Scarlett Johansson finalmente ganhará seu filme-solo, após quase dez anos de casa. Há muita especulação, porém, sobre como a empresa integrará os personagens dos núcleos X-Men e Quarteto Fantástico, que antes pertenciam à 20th Century Fox (comprada pela Disney em 2018).

Também é possível que um filme-solo da heroína paquistanesa adolescente Kamala Khan/Miss Marvel esteja nos planos, pois o presidente do estúdio Kevin Feige afirmou que pretendia apresentar a personagem, o que significaria um grande avanço em representatividade muçulmana no cinema. Porém, ainda não se sabe se ela terá sua própria aventura ou será apresentada dentro de outra produção.

Até agora, sete projetos foram de fato confirmados após Ultimato e devem chegar aos cinemas nos próximos dois ou três anos. Confira:

Homem-Aranha: Longe de Casa

Em uma espécie de epílogo pós Vingadores: Ultimato, Peter Parker decide se juntar aos colegas de classe durante uma viagem pela Europa. O momento de lazer, no entanto, é interrompido quando Nick Fury, o líder da agência secreta S.H.I.E.L.D., recruta o jovem para a missão de derrotar os Elementais, criaturas malignas que estão atacando o continente. O filme estreia em 4 de julho nos cinemas brasileiros.

Filme-solo da Viúva Negra

Scarlett Johansson como Viúva Negra em 'Vingadores: Era de Ultron' (2015) Scarlett Johansson como Viúva Negra em ‘Vingadores: Era de Ultron’ (2015)

Scarlett Johansson como Viúva Negra em ‘Vingadores: Era de Ultron’ (2015) (Jay Maidment/Divulgação)

Após explorar o passado da Viúva Negra (Scarlett Johansson) em Vingadores: Era de Ultron (2015), Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, afirmou que gostaria de mergulhar na história da heroína em um filme solo. Em julho de 2018, Cate Shortland (Lore) assumiu a direção do longa e, em fevereiro de 2019, Ned Benson (Dois Lados do Amor) foi contratado para escrever o roteiro. As filmagens devem começar em julho de 2019 e a estreia está prevista para 2020.

Pantera Negra 2

 

Pantera Negra (Chadwick Boseman) em ‘Vingadores: Guerra Infinita’

Pantera Negra (Chadwick Boseman) em ‘Vingadores: Guerra Infinita’ (/)

Após o sucesso estrondoso do primeiro filme – que contou, pela primeira vez, com um super-herói negro e chegou a ser indicado à categoria de melhor filme do Oscar 2019 – a Marvel Studios anunciou que estava trabalhando em uma continuação da história. Em outubro de 2018, Ryan Coogler, diretor do primeiro capítulo, confirmou sua participação como diretor e roteirista do próximo longa. “Acho que vai ter muita pressão envolvida, mas o que vamos tentar fazer é focar no trabalho, como sempre. Vamos realmente tentar ir passo a passo e silenciar tudo à nossa volta, realmente nos concentrar em fazer algo que tenha significado”, disse Coogler em entrevista ao site IndieWire.

Shang-Chi

Shang-Chi, super-herói da Marvel

Shang-Chi, super-herói da Marvel (/)

Em dezembro de 2018, a Marvel anunciou que estava acelerando o desenvolvimento de um filme sobre Shang-Chi, também conhecido por “Mestre do Kung Fu” – primeiro super-herói asiático da editora. David Callaham (Os Mercenários) foi contratado para produzir o roteiro enquanto Destin Daniel Cretton (O Castelo de Vidro) assumiu a direção do longa. Em abril de 2019, durante uma coletiva de imprensa, Kevin Feige confirmou que o herói chinês fará parte da Fase 4 do universo cinematográfico da Marvel.

Doutor Estranho 2

Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) e Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Bruce Banner (Mark Ruffalo) e Wong (Benedict Wong) em ‘Vingadores: Guerra Infinita’

Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) e Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Bruce Banner (Mark Ruffalo) e Wong (Benedict Wong) em ‘Vingadores: Guerra Infinita’ (/)

Em dezembro de 2018, o diretor do primeiro filme, Scott Derrickson, finalizou o contrato para dirigir a sequência da história. Apesar de ainda não ter um roteirista confirmado, C. Robert Cargill, responsável pelo primeiro capítulo, contou ao site MovieWeb um possível enredo para a continuação: a jornada do Barão Mordo (Chiwetel Ejiofor) rumo à obscuridade que o caracteriza nos quadrinhos e os conflitos de Doutor Estranho com Pesadelo, vilão que se alimenta do medo alheio. A estreia está prevista para 2021.

Os Eternos

‘Os Eternos’, quadrinho produzido pela Marvel

‘Os Eternos’, quadrinho produzido pela Marvel (/)

Fortes candidatos a ocupar a vaga deixada pelos Vingadores, Os Eternos são um grupo de seres imortais geneticamente modificados por deuses espaciais conhecidos como Celestiais – um deles, inclusive, é bem conhecido pelo público: trata-se do vilão Thanos. Seus principais inimigos, os Deviantes, também foram originados nas mesmas experiências fracassadas. O primeiro filme deve se concentrar na personagem Sersi, cujos poderes incluem criar ilusões e reorganizar moléculas dos objetos. Segundo o site da revista The Hollywood Reporter, Angelina Jolie está confirmada na produção. O filme de Chloé Zhao (Domando o Destino) deve estrear em 2020. 

Guardiões da Galáxia Vol. 3

Guardiões da Galáxia em ‘Vingadores: Guerra Infinita’

Guardiões da Galáxia em ‘Vingadores: Guerra Infinita’ (/)

A continuação das aventuras dos Guardiões da Galáxia tem sido polêmica. Isso porque James Gunn, diretor dos dois primeiros filmes, se envolveu em um escândalo após ter uma série de tuítes ofensivos resgatados – as mensagens faziam piada com temas como estupro, pedofilia e aids. Ele acabou sendo demitido do projeto em julho de 2018, mas foi readmitido em março de 2019 para dar continuidade à produção do longa. A filmagem do novo capítulo terá início quando Gunn concluir seu trabalho com a sequência de Esquadrão Suicida, da concorrente DC Films.

Member of The Internet Defense League

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s