Clique e assine com 88% de desconto

Leonardo DiCaprio se pronuncia sobre tragédia em Brumadinho

"Já chega", diz legenda da publicação repostada pelo ator em seu Instagram

Por Redação - 31 jan 2019, 13h13

O ator Leonardo DiCaprio utilizou seu perfil no Instagram para falar sobre a tragédia em Brumadinho, onde uma barragem da mineradora Vale se rompeu na sexta-feira 25, deixando 99 mortos e 259 desaparecidos.

DiCaprio republicou imagens do Greenpeace, organização não governamental cujo foco são as questões ambientais. “Na última sexta-feira, uma barragem de mineração se rompeu em uma pequena cidade do Brasil, lançando quase 13 milhões de metros cúbicos de lama tóxica e deixando um rastro de morte e tristeza”, diz a legenda da publicação.

View this post on Instagram

Publicidade

#Regram #RG @greenpeace: Last Friday, a mining dam collapsed in a small town in Brazil, releasing almost 13 million cubic meters of toxic mud and leaving behind a trace of death and sorrow. This comes only 3 years after the biggest environmental disaster in the country, when another dam broke off. Enough is enough. Governments and corporations MUST stop putting profits over the lives of people and nature. Aerial shots: Fernanda Ligabue Land shots: Nilmar Lage . . . . #Brumadinho #forçabrumadinho #brumadinhomg #SOSBrumadinnho #Brazil #brasil #Mariana #Vale #semlicençaparadestruir #environment #greenpeace #nature #environmentaldisaster

Publicidade

A post shared by Leonardo DiCaprio (@leonardodicaprio) on

 

“Isso acontece somente três anos após o maior desastre ambiental do país, quando outra barragem se rompeu. Já chega. O governo e as corporações devem parar de colocar o lucro acima da vida da população e da natureza”, conclui, seguida das hashtags em português “força, Brumadinho” e “Sem licença para destruir”.

A publicação gerou a simpatia de famosos brasileiros, que agradeceram pelo apoio do astro. “Obrigado por compartilhar! Espero que possamos evitar outros acidentes com barragens que estão na mesma situação”, escreveu o ator Marcio Garcia.

Publicidade

O ator já é conhecido por seu ativismo ambiental e inaugurou sua própria fundação em defesa da causa em 1998. Em 2016, DiCaprio lançou o documentário Seremos História?, que aborda a batalha contra as mudanças climáticas no mundo e apresenta entrevistas com personalidades como o Papa Francisco e Barack Obama.

Repercussão

Além de Leonardo DiCaprio, outras personalidades famosas também se manifestaram sobre a tragédia. Foi o caso do Papa Francisco, que utilizou o Twitter para expressar sua solidariedade às vítimas. “Quero exprimir a minha dor pela tragédia que atingiu o Estado de Minas Gerais no Brasil. Recomendo à misericórdia de Deus todas as vítimas e ao mesmo tempo rezo pelos feridos e exprimo meu afeto e proximidade espiritual às suas famílias.”

Gisele Bündchen chegou a postar uma imagem na qual aparecia rezando pelas vítimas, seguida por outra que mostrava o “antes” e “depois” da tragédia e indicava pontos de recolhimento de doações. No entanto, a modelo apagou a postagem após ser alvo de uma enxurrada de comentários negativos. “Gisele se veste de Maria para salvar Brumadinho”, “Gisele se solidariza com Brumadinho para gerar clique”, criticaram os internautas.

Bruna Marquezine, Padre Fábio de Melo, Bruno Gagliasso, Neymar, Luciano Huck e Sophie Charlotte também foram às redes pedir justiça ao caso.

View this post on Instagram

Publicidade

Não é desastre ambiental. É negligência, é ganância, descaso, é a certeza da impunidade. É cruel. É crime. 💔 (Na segunda foto do post tem as informações pra ajudar as vítimas)

Publicidade

A post shared by Bruna Marquezine ♡ (@brunamarquezine) on

View this post on Instagram

A post shared by pefabiodemelo (@pefabiodemelo) on

View this post on Instagram

Publicidade

#Repost @poetasv ・・・ A mulher repleta de lama, chora. O homem feito de barro desaba em lágrimas. De aço mesmo, só a vida -essa lâmina cega que corta sempre do mesmo lado. Sergio Vaz . . Foto @diniloris 2015

A post shared by Bruno Gagliasso 🐺⚡️🌳🌻 (@brunogagliasso) on

View this post on Instagram

Publicidade

Brumadinho 😥🙏🏽❤️ @osgemeos

Publicidade

A post shared by ene10ta Érre 🇧🇷 👻 neymarjr (@neymarjr) on

View this post on Instagram

Publicidade

Uma vez ja era inaceitável, duas é uma insanidade. Em pleno século XXI; inteligência artificial, carros autônomos, a beira da exploração de minérios no espaço e nos vemos frente a mais uma tragédia que poderia ter sido evitada. Tecnologia para isso é o que não falta. Estive gravando em Brumadinho há pouquíssimo tempo; estou com o coração apertado, apreensivo e triste pelas famílias vitimas da incompetência e omissão alheias. Que Deus ilumine a todos. 🙏🏻

A post shared by Luciano Huck (@lucianohuck) on

Publicidade

Publicidade