Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Kendrick Lamar repete qualidade de ‘To Pimp A Butterfly’ em disco surpresa

Cantor disponibilizou, sem aviso prévio, conjunto de oito músicas que foram cortadas do último álbum

Os fãs do rapper Kendrick Lamar foram pegos de surpresa nesta sexta-feira, com o lançamento de um novo disco. O cantor publicou em seu Twitter a novidade, com um link do iTunes para a compra da cópia digital de untitled unmastered, que conta com oito faixas. O disco completo também pode ser ouvido por assinantes de serviços de streaming como Deezer e Spotify.

O material do novo trabalho é um conjunto de canções e experimentações que acabaram cortadas do aclamado To Pimp a Butterfly, lançado no ano passado e vencedor do Grammy de melhor disco de rap. Sendo assim, as faixas inéditas seguem a linha das anteriores, misturando elementos de diversos gêneros musicais, como jazz e funk, com o rap característico de Lamar. Uma curiosidade é que as canções não possuem nome, todas elas são batizadas como “sem título” (untitled, em inglês) e em seguida trazem a data exata da gravação, exceção feita à sétima, que foi chamada de untitled 07 2014-2016.

LEIA TAMBÉM:

Grammy produz clipe de Kendrick Lamar com moradores de sua cidade natal

Adele, The Weeknd e Kendrick Lamar se apresentarão no Grammy

Kendrick Lamar e Taylor Swift lideram indicações ao Grammy

Kendrick Lamar e Taylor Swift lideram indicações ao Grammy

Recentemente, em entrevista ao site americano 2DOPEBOYZ, o rapper já havia dado uma dica de que o público poderia esperar uma novidade do tipo. “Eu tenho um conjunto de materiais do álbum que eu amei, mas por questões como prazo, tive que deixar de fora do disco. Acho que é algo em torno de dez músicas que eu ainda quero tocar e apresentar, mas que não foram lançadas”, disse.

O disco prova mais uma vez a versatilidade e criatividade do americano dentro do rap. A primeira canção, untitled 01 08.19.2014., começa com uma voz grave e serena do músico, antes de entoar diversas rimas seguidas, em ritmo alucinado. Em seguida, em untitled 02 06.23.2014, a prova de que o trabalho realmente é uma sobra de To Pimp a Butterfly, por lembrar muito as batidas e letras do disco. Com instrumentos de sopro, piano e um baixo, combinação que remete a um bom jazz, a faixa tem sua letra entoada com calma, mas com força, e a característica batida envolvente.

Os ritmos mais acelerados, que lembram notas de funk, também dão as caras ao longo do novo trabalho, com vocais que conseguem fazer um rap suave e sisudo ao mesmo tempo. Em untitled 06 06.30.2014, o rapper apresenta fortes influências de bossa nova, e, em untitled 08 09.06.2014, um soul agradável . Com fundos musicais que poderiam perfeitamente ser tocados em bares de jazz e rimas agressivas típicas do rap, Lamar constrói música sem amarras, uma fusão de gêneros feita com qualidade e criatividade.

Member of The Internet Defense League