Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Keith Emerson, da banda Emerson, Lake & Palmer, morre aos 71 anos

Keith Emerson, tecladista do Emerson, Lake & Palmer, morreu nesta sexta-feira, aos 71 anos. A informação foi confirmada na página oficial do músico no Facebook. “É com muita tristeza que anunciamos que Keith Emerson morreu em sua casa em Santa Monica, Los Angeles, aos 71 anos. Pedimos privacidade à família e que o luto seja respeitado”, diz o comunicado. Até o momento, não foi informada a causa da morte.

Seu companheiro de banda, Carl Palmer, lamentou a morte do amigo em seu perfil no Facebook. “Fiquei profundamente triste ao saber da morte do meu amigo e companheiro Keith Emerson”, escreveu. “Keith era uma alma gentil cujo amor pela música e paixão por sua atuação como tecladista serão inalcançáveis por muitos anos. Ele foi um pioneiro e inovador cuja genialidade musical tocou a todos nós nos universos do rock, música clássica e jazz. Eu sempre vou lembrar seu sorriso amável, bom humor, atraente carisma no palco e dedicação a seu ofício musical. Tenho muita sorte de tê-lo conhecido e de ter feito a música que fizemos juntos.”

Emerson era um dos melhores tecladistas de sua geração. O inglês fez parte das bandas The T-Bones, V.I.P.s e The Nice antes de fundar a Emerson, Lake & Palmer, em 1970, ano em que o grupo lançou o primeiro disco de seus nove discos. Eles foram precursores na utilização de sintetizadores e na mistura de elementos da música erudita no rock na década de 70.

A banda se separou em 1979 e voltou a se reunir em 1991, entrando em um novo hiato novamente no final da década de 90. Os músicos se reuniram pela última vez, para uma turnê de despedida, em 2010.

(Da redação, com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League