Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Globo de Ouro muda regras após controvérsia com ‘Perdido em Marte’

Premiação dos melhores da TV e do cinema acontece no dia 8 de janeiro de 2017

Após a controversa vitória de Perdido em Marte na categoria de melhor de comédia, e consequentemente a de Matt Damon de melhor ator no mesmo gênero, em 2016, o Globo de Ouro anunciou algumas mudanças nas regras para as competições dos próximos anos. As novidades mais significativas, divulgadas na segunda-feira pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood (HFPA), focam justamente em como definir quais filmes entram ou não na categoria de comédia, algo que sempre gera desconforto na indústria, quando produções como Perdido em Marte ou Birdman, que na realidade podem ser classificados mais como ficção científica e drama, saíram vencedores do prêmio nos dois últimos anos.

LEIA TAMBÉM:

Globo de Ouro: ‘Perdido em Marte’ é escolhido melhor filme cômico

Globo de Ouro tem vitória de ‘O Regresso’ em cerimônia maçante

Jennifer Lawrence se irrita com repórter após Globo de Ouro

A HFPA definiu que os filmes devem ser inscritos na categoria que melhor corresponde ao tom geral e ao conteúdo da história, mas que “dramas com um tom cômico devem ser inscritos como dramas.” Esta era exatamente a situação de Perdido em Marte, que conta a história de um astronauta abandonado sozinho em no planeta vermelho. Apesar de a ficção científica ser primariamente um drama, ela tem um tom de humor em algumas cenas, o que permitiu que fosse inscrita na categoria de comédia. Na verdade, esse é um recurso muito utilizado pelos estúdios que preferem fugir da alta concorrência entre os dramas.

O Globo de Ouro também definiu melhor o que é um musical para a premiação. “Uma comédia ou um drama em que músicas são usadas, além de diálogo falado, para dar prosseguimento ao enredo”, divulgou a HFPA no comunicado das novas regras.

Outra mudança da premiação indica que os estúdios agora estão proibidos de convidar os jornalistas da HFPA para jantares, festas, ou mega eventos de divulgação das suas produções para o cinema e televisão, no período entre o anúncio dos indicados e a escolha dos premiados. Os eleitores do Globo de Ouro só podem participar de coletivas de imprensa ou eventos específicos para jornalistas.

No comunicado com as novas regras também foi definido a data da premiação no ano que vem. Os vencedores do Globo de Ouro 2017, referentes às melhores produções de 2016, serão conhecidos no dia 8 de janeiro de 2017.

Member of The Internet Defense League