Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Diretor repudia declaração de Benedito Ruy Barbosa: ‘Foi um momento infeliz’

Luiz Fernando Carvalho garante que opinião do autor de 84 anos não é compartilhada por ele ou por qualquer outro membro da equipe da novela 'Velho Chico'

O diretor Luiz Fernando Carvalho, que vai comandar a novela Velho Chico, supervisionada por Benedito Ruy Barbosa, repudiou a declaração do autor ao jornal Extra sobre odiar “histórias de bicha”. Ao jornal O Globo, Carvalho, que é um antigo parceiro de trabalho de Ruy Barbosa, tendo atuado junto com ele em folhetins como O Rei do Gado (1996) e Meu Pedacinho de Chão (2014), afirmou que repudia qualquer forma de preconceito.

Leia também:

Benedito Ruy Barbosa erra feio ao dizer que odeia ‘história de gays’

“A declaração do Benedito não corresponde ao meu pensamento nem ao pensamento de toda minha equipe, incluindo aí os autores, Edmara e Bruno, além de todo o elenco”, disse, mencionando os autores de Velho Chico, Edmara Barbosa e Bruno Luperi, filha e neto de Ruy Barbosa, respectivamente. “Foi um momento muito infeliz. Repudio firmemente toda forma de preconceito. A novela fala de amor, inclusão e lutas por direitos de igualdade e justiça. Sinceramente, não posso entender como um escritor tão sensível possa ter chegado a este ponto.”

Nesta segunda-feira, durante a festa de lançamento da próxima novela das nove, que estreia na segunda-feira que vem, Benedito Ruy Barbosa errou feio ao dizer, ao Extra: “Odeio história de bicha. Pode existir, pode aceitar, mas não pode transformar isso em aula para as crianças. Tenho dez netos, quatro bisnetos e tenho um p* orgulho porque são tudo macho”. De acordo com o jornal, Edmara pediu para o pai parar de falar, mas ele rebateu. “Deixa eu falar, ué. É a minha opinião”, disse.

A declaração tomou as redes sociais e os usuários, com razão, passaram a criticar o novelista – alguns, inclusive, chegaram a sugerir um boicote a Velho Chico. Em seu perfil no Twitter, outro autor da Globo, Aguinaldo Silva, comentou a fala de Ruy Barbosa com ironia. “‘Odeio história de bicha’, proclamou Benedito Ruy Barbosa. Isso teria a ver com alguma traumática história de sofá em priscas eras?”, escreveu. “Sem essa de boicotar Velho Chico, sou contra. Afinal, a sobrevivência financeira de 3 gerações da família Ruy Barbosa depende dela.”

(Da redação)

Member of The Internet Defense League