Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Charlize Theron critica padrões irrealistas para as mulheres velhas

Atriz acusa a indústria cinematográfica de sexismo e diz que já perdeu papéis por causa de sua aparência

Charlize Theron, que tem 40 anos, é uma grande defensora da igualdade de gêneros em Hollywood, um assunto que ganha cada vez mais destaque, depois que e-mails da Sony, vazados por hackers em 2014, revelaram uma disparidade de pagamentos entre atores e atrizes. Em entrevista para a nova edição da revista GQ britânica, a sul-africana atacou as expectativas que a indústria cria sobre como as mulheres envelhecem, e que o mesmo não acontece com os homens. “Há um senso comum que diz que as mulheres murcham, enquanto os homens envelhecem como um vinho fino”, disse.

LEIA TAMBÉM:

Diretor de ‘Mad Max’ quer filme solo com personagem de Charlize Theron

Jennifer Lawrence é a atriz mais bem paga – mas ganha muito menos que atores

A atriz, que ganhou um Oscar em 2004 por interpretar a serial-killer Aileen Wuornos em Monster, também revelou que já enfrentou problemas para conseguir trabalhos por causa da sua aparência. “Papeis mais fortes vão para as pessoas que estão fisicamente, visualmente melhores para eles e esse é o fim da história. Quantos papéis há lá fora para modelos de dois metros que ficam maravilhosas em um vestido? Seria uma mentira para dizer que há menos preocupação para as mulheres à medida que envelhecem do que há para os homens. Parece que há esse padrão irrealista de como uma mulher deve aparentar quando ela tem mais de 40 anos”, criticou.

Charlize é uma das atrizes que fizeram campanha para que as mulheres recebam os mesmos salários que os homens. Ao assinar o contrato do seu mais recente filme, O Caçador e a Rainha de Gelo, para voltar ao papel da malvada Rainha Ravenna, exigiu que sua remuneração fosse a mesma do seu colega Chris Hemsworth. Ambos foram pagos mais de 10 milhões de dólares cada pelo trabalho.

Member of The Internet Defense League