Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Campanha com 'moça da água' da Fiji vai por água abaixo

Modelo, que ficou famosa por aparecer atrás de várias fotos de famosos no Globo de Ouro, está processando a marca por uso indevido de sua imagem

No início de janeiro, Kelleth Cuthbert (nome artístico de Kelly Steinbach) tornou-se uma celebridade instantânea quando, na noite do Globo de Ouro, apareceu no fundo de todas as fotos de famosos no tapete vermelho usando um vestido azul e segurando uma bandeja com garrafinhas de água da marca Fiji. A campanha de marketing disfarçada de “photobomb” viralizou mas, agora, a modelo está processando a empresa por explorar sua imagem em outras ações sem seu consentimento.

Apenas um dia após o evento, a Fiji teria iniciado uma extensão da campanha espalhando réplicas da “moça da água” (como Kelleth ficou conhecida na internet) feitas em papelão. A modelo, segundo documentos obtidos pelo site The Blast, alega que nunca autorizou o uso de sua imagem em papelão.

Ela ainda afirma que a marca chegou a negociar um acordo com seu agente, mas que deu início à campanha sem que esse acordo tivesse sido fechado. Ela ainda acusa a empresa de “oferecer presentes” para convencê-la a desistir de seus direitos e diz que foi pressionada a gravar um vídeo em que aparecia assinando um documento que a tornava “embaixadora das águas Fiji”. Os advogados da modelo alegam que o documento não era um acordo legal e que ele foi destruído.

Kelleth espera que a marca retire todos os recortes de papelão com seu rosto das ruas e lojas e exige indenização. A Fiji, por sua vez, descreveu o processo como “frívolo” em depoimento dado à revista americana Elle e garantiu que “um acordo generoso” foi negociado com a modelo após a campanha viralizar nas redes sociais. “Estamos confiantes de que vamos prevalecer no julgamento”, disse um representante da marca.

Member of The Internet Defense League