Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bill Cosby vai responder na Justiça por abusar de adolescente

Em audiência preliminar, juíza decidiu levar o ator a julgamento

A juíza Elizabeth McHugh, do estado americano da Pensilvânia, decidiu levar a julgamento o comediante Bill Cosby sob acusação de abuso sexual de uma adolescente. Para a magistrada, a promotoria reuniu indícios suficientes para abrir o processo. Por causa da denúncia, Cosby já havia sido alvo de um mandado de prisão em dezembro do ano passado. Na ocasião, o ator pagou 1 milhão de dólares para responder em liberdade à acusação.

O caso ocorreu em 2004, e a vítima se chama Andrea Constand. À época, ela tinha 17 anos. Em 2005, Andrea acusou Cosby de abuso, mas o caso foi arquivado – ela e o ator chegaram a um acordo extrajudicial. Os advogados de Cosby conseguiram por vários anos manter em sigilo, como parte do acordo, as transcrições dos depoimentos do ator para a advogada de Andrea, Dolores Troiani. A confidencialidade acabou em julho do ano passado, a imprensa americana tem revelado trechos da conversa. Durante o diálogo entre Cosby e a advogada, o ator admitiu que conseguiu receitas para obter Quaalude, sedativo e hipnótico, usado por ele para sedar jovens nos anos 1970. Ele afirma que usou a droga com Andrea e também com outra adolescente, Therese Serignese, que foi estuprada pelo ator quando ela tinha 19, em 1976.

Leia também:

Bill Cosby é fichado e paga fiança para responder em liberdade por abuso sexual

Bill Cosby admite que drogou mulher para ter relações sexuais

Novos detalhes da transcrição vieram à tona neste fim de semana, revelados pela agência de notícias Associated Press. Cosby confirma que Andrea o masturbou em uma das ocasiões em que se encontraram, e que nesta ocasião ele não teria drogado a moça. Depois o ator afirma que teve relações sexuais com Therese, e que seu agente pagou a moça para que a história não vazasse. Na mesma conversa, Cosby também revela que uma agência enviava entre cinco a seis modelos todas as semanas para o estúdio onde ele estava trabalhando, para encontros secretos.

O ator de 78 anos tem enfrentado uma longa lista de acusações de diversas mulheres que afirmam terem sido drogadas e abusadas por ele. Contudo, muitos dos casos prescreveram pelo tempo ocorrido. Segundo o TMZ, pelo processo de Andrea, Cosby será oficialmente indiciado em julho, antes de apresentar sua defesa em um tribunal da Pensilvânia. Se condenado, ele pode pegar 10 anos de prisão e uma multa de 25.000 dólares.

Member of The Internet Defense League