Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

As semelhanças entre ‘O Rei do Gado’ e ‘Velho Chico’

As duas novelas foram criadas por Benedito Ruy Barbosa e compartilham muitas características em comum

O mestre Chacrinha já dizia: “Na televisão, nada se cria, tudo se copia”. Essa frase é ainda mais real nas novelas, que sempre exploram os mesmo clichês e formatos já aprovados pelo público. Alguns autores possuem estilos bem conhecidos que se repetem em vários folhetins, como Manoel Carlos com suas Helenas passeando pelo Leblon, ou Walcyr Carrasco com suas tramas de época bem humoradas e personagens caipiras.

Benedito Ruy Barbosa, criador de Velho Chico, não foge à regra. Apesar de o folhetim ser escrito primariamente por Edmara Barbosa (filha do autor) e Bruno Luperi (neto do autor), Ruy Barbosa é o criador da história, quando entregou a primeira sinopse em 2009, e supervisiona os textos dos pupilos. A trama é repleta de temas tipicamente explorados nos folhetins do veterano, como dramas e batalhas familiares, a preferência por locações interioranas, e questões políticas.

LEIA TAMBÉM:

‘Velho Chico’ começa nova fase. Saiba o que vai mudar

Segunda fase de ‘Velho Chico’ mantém poesia com trama clichê

‘Velho Chico’ supera audiência das quatro novelas anteriores

A atual novela das nove, que começou sua terceira fase nesta semana, possui elementos já vistos em outras obras.Mas uma delas se aproxima bastante da novela atual, O Rei do Gado, exibida originalmente em 1996 e reprisada duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo, em 1999 e 2015. A última reexibição foi sucesso para o horário vespertino, o que influenciou a Rede Globo a dar sinal verde para a nova produção – já que o canal sofria com a queda de audiência provocada por Babilônia, uma trama extremamente urbana e contemporânea. Apesar dos 20 anos de diferença, as duas novelas de Ruy Barbosa possuem diversas semelhanças, confira abaixo algumas delas:

Member of The Internet Defense League