Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

7 filmes da Marvel para ver (ou rever) antes de 'Vingadores: Ultimato'

Um guia para quem não tem tempo para maratonar todos os 21 longas da saga antes de conferir seu novo e último episódio nos cinemas

O fim está próximo para os heróis mais populares do cinema. Ou seria um recomeço? Seja como for, Vingadores: Ultimato estreia em 25 de abril, marcando o fim de uma era para o Universo Cinematográfico Marvel: a Saga do Infinito, formada, ao todo, por 22 filmes. A primeira de muitas, se depender da longevidade dos quadrinhos que deram origem aos longas.

Ultimato é a sequência de Vingadores: Guerra Infinita e mostra ao público o que aconteceu após a batalha com Thanos, prometendo uma reação dos heróis à altura do ataque do vilão vivido por Josh Brolin. Esse também será o filme que trará o primeiro encontro da Capitã Marvel de Brie Larson com os Vingadores, numa parceria inédita e promissora.

Para quem não acompanhou a franquia inteira desde Homem de Ferro em 2008, mas quer conferir Ultimato nos cinemas, é hora de colocar em dia os principais eventos do universo da Marvel. Abaixo, confira uma lista com sete títulos essenciais que resumem tudo o que você precisa saber para não ficar perdido entre joias do infinito, reinos quânticos e mascotes alienígenas.

 

Os Vingadores

Este não foi o primeiro filme do Universo Marvel, mas, para quem está chegando agora e quer apenas um resumo dos acontecimentos, Os Vingadores é o melhor lugar para começar. Nele, vê-se pela primeira vez em ação a “iniciativa Vingadores”, criada por Nick Fury (Samuel L. Jackson): um grupo de super-heróis reunidos pela organização S.H.I.E.L.D. para proteger a Terra contra ameaças externas. Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Steve Rogers/Capitão América (Chris Evans), Natasha Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johansson), Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo), Thor (Chris Hemsworth) e Clint Barton/Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) lutam contra Loki (Tom Hiddleston), irmão de Thor, que invadiu a Terra para se apropriar de uma pedra chamada Tesseract – que é, na verdade, uma joia do infinito capaz de controlar mentes.

 

Guardiões da Galáxia

Esqueça, por um momento, tudo o que está acontecendo na Terra. Em Guardiões da Galáxia, a Marvel apresenta um núcleo totalmente diferente de personagens, num cenário diferente (o espaço) e com um tom diferente: aqui, o espectador será conduzido por um clima dos anos 80, com uma trilha sonora particular da época e um humor sarcástico que acabará por influenciar todos os filmes seguintes. No centro da trama, estão Peter Quill/Senhor das Estrelas (Chris Pratt), Gamora (Zoe Saldana), Rocket Raccoon (voz de Bradley Cooper), Groot (voz de Vin Diesel) e Drax (Dave Bautista), um grupo de caçadores de recompensas e criminosos que se juntam para impedir que um objeto chamado Orb (adivinhe: outra Joia do Infinito) caia nas mãos de Ronan (Lee Pace) e de Thanos (Josh Brolin). O filme é importante porque apresenta melhor o vilão que será responsável pelos eventos de Guerra Infinita e Ultimato e explica a origem das joias do infinito.

Vingadores: Era de Ultron

Era de Ultron pode não ser tão cultuado pelos fãs quanto Capitão América: Guerra Civil ou Pantera Negra, mas é um dos filmes mais importantes para que se possa entender o que acontece em Vingadores: Ultimato. Aqui, o público vê a criação de Visão (Paul Bettany), a partir de uma fusão entre um sistema operacional desenvolvido por Tony Stark e a joia da mente, além de ser apresentado a Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen). Os eventos desse longa desencadeiam a separação dos Vingadores entre o “time” de Stark e o de Steve Rogers, desestabilizando todo o grupo.

 

Doutor Estranho

Em Guerra Infinita, Stephen Strange/Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) visita 14 milhões de futuros possíveis para encontrar a solução para o conflito. Já Doutor Estranho explica como ele conseguiu acessar esses futuros, ao abandonar uma carreira de sucesso e se tornar um especialista das artes místicas e guardião de outra joia do infinito – o Olho de Agomoto.

 

Vingadores: Guerra Infinita

Se Vingadores: Ultimato é a sequência direta de Vingadores: Guerra Infinita, é preciso assistir ao filme que colocou os heróis nessa situação antes de ver sua conclusão. Nele, Thanos decide ir pessoalmente atrás de todas as joias do infinito, com o objetivo de eliminar exatamente metade da vida no universo. Suas intenções podem ser as mais nobres (ele crê que essa redução melhorará as condições de vida dos sobreviventes), mas nenhum dos heróis – Vingadores, Doutor Estranho, Guardiões da Galáxia ou os guerreiros de Wakanda, apresentados em Pantera Negra – está disposto a deixar que ele faça isso sem lutar.

 

Homem-Formiga e a Vespa

Scott Lang/Homem-Formiga (Paul Rudd) não participou da batalha em Guerra Infinita porque estava ocupado desvendando os mistérios do “reino quântico” ao lado de Hope Van Dyne/Vespa (Evangeline Lilly). Pois esse reino, um ambiente menos que microscópico que só pode ser acessado pelos heróis com muito sacrifício, e de onde não se pode sair sem ajuda externa, é um lugar onde espaço e tempo se confundem e que não obedece às mesmas regras do mundo real. A cena pós-créditos de Homem-Formiga e A Vespa e o trailer de Ultimato sugerem que o reino quântico terá um papel-chave no longa final.

Capitã Marvel

Já não é segredo para ninguém que Carol Danvers/Capitã Marvel (Brie Larson) é a personagem encarregada de reparar todo o estrago feito em Guerra Infinita, salvar os Vingadores de si mesmos e inaugurar uma nova era no Universo Marvel. Portanto, nada mais justo do que assistir ao filme-solo da heroína para conhecer sua história, a origem dos seus poderes e, é claro, o surpreendente gato Goose.

Member of The Internet Defense League