Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Universidades federais retomam as aulas nesta semana

Professores aprovaram fim da greve que durou quatro meses na última sexta-feira (9). Paralisação afetava 33 instituições de todo o país

As aulas em 33 universidades e institutos federais que estavam em greve desde 28 de maio devem voltar nesta semana. De acordo com comunicado do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), os professores das instituições federais de ensino aprovaram na última sexta-feira (9) o fim da greve.

Leia também:

USP e Unicamp caem em ranking internacional

Após greve, UFRJ terá reposição de aulas a partir de segunda-feira

Segundo o sindicato, a greve é a mais longa da história das instituições. Apesar de ter aprovado o fim da paralisação, os professores vão continuar as negociações com os ministérios da Educação e do Planejamento. A categoria rejeitou a proposta da Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão de restruturação das tabelas salariais com o índice de reajuste de 10,8%, parcelado em dois anos: 5,5% em agosto de 2016 e 5% em janeiro de 2017.

As aulas serão retomadas nas instituições em datas diferentes, no período de 13 a 16 deste mês e o tempo parado será reposto. Serão feitas reuniões e assembleias nas universidades e institutos federais para decidir o cronograma de reposição das aulas.

(Com Agência Brasil)

Member of The Internet Defense League