Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sociólogo Luiz Roberto Curi é o novo presidente do Inep

Curi irá substituir José Francisco Soares, que deixou o cargo no início deste mês

O novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é Luiz Roberto Liza Curi. Ele é sociólogo e doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (16) pelo site oficial da instituição e confirmada pela assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC).

Leia também:

Após dois anos, José Francisco Soares deixa a presidência do Inep

Governo anuncia 2 milhões de vagas no Pronatec em 2016 e criação do “MECflix”

O convite para assumir o cargo foi feito pelo ministro da educação, Aloizio Mercadante. O Inep é responsável pela elaboração e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Curi já foi do Conselho Superior da Unicamp e liderou o Conselho do Patrimônio Artístico, Arquitetônico e Cultural de Campinas. Entre 1997 e 2002, foi diretor geral de Políticas de Educação Superior no Ministério da Educação. Teve passagens pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), ambos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente, faz parte do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Substituição – Após dois anos, o ex- presidente José Francisco Soares pediu desligamento do cargo no começo deste mês alegando problemas pessoais. Soares foi nomeado em fevereiro de 2014 pelo então ministro da Educação, José Henrique Paim.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League