Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Relação entre EUA e Cuba, terremoto no Nepal e Uber são temas da Fuvest

Vestibular para ingresso na Universidade de São Paulo teve sua primeira fase neste domingo

As relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba, o papel da televisão na ditadura militar e a importância da Transamazônica na ocupação da região Norte do país foram alguns dos temas cobrados na primeira fase da Fuvest, exame de acesso à Universidade de São Paulo (USP), neste domingo. Outro assunto tratado, na prova de Inglês, foi a expansão de serviços sob demanda, como o Uber.

Dos 142.721 inscritos, 13.922 não compareceram aos locais de prova, o que corresponde a uma abstenção de 9,8%. No vestibular passado, estavam inscritos 141.888 candidatos, faltaram 14.457 (abstenção de 10,2%).

Leia também:

Mais de 142 mil estudantes realizam a 1ª fase da Fuvest neste domingo

Renata Fernandes, de 22 anos, foi uma das primeiras a sair da prova na Uninove da Barra Funda, na Zona Oeste da capital. Ela quer fazer Letras e disse que as questões de Ciências Humanas estavam mais fáceis e atuais. “Em História, havia uma questão sobre escravidão que fazia um paralelo com situações da atualidade”, conta. Em Geografia, um item citava o terremoto no Nepal, ocorrido no início do ano. “Quem estava mais atualizado foi melhor.”

Rodrigo Leal, de 18 anos, diz não estar preocupado com o resultado. “Fui bem em Humanas, mas nas Exatas foi cobrado muito conceito. Não sabia as questões de Química Orgânica”, comentou ele, que fez a prova na Cidade Universitária da USP, na Zona Oeste da capital. É a primeira vez que ele realiza o exame.

Neste domingo, os candidatos fazem 90 questões de múltipla escolha de todas as disciplinas do ensino médio, além de itens interdisciplinares. Eles concorrem a 9.568 vagas na USP. O resultado da primeira fase será divulgado em 21 de dezembro.

A segunda fase será realizada de 10 a 12 de janeiro de 2016. No domingo 10, os convocados farão prova de Português e Redação; no dia 11, segunda-feira, a prova terá 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês e questões interdisciplinares) e na terça 12 a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida.

(Com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League