Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Olimpíadas brasileiras de conhecimento encerram inscrições nesta semana

A competição sobre história do Brasil fecha as inscrições nesta sexta-feira e a de língua portuguesa, no sábado

Dois torneiros de conhecimento encerram suas inscrições nesta semana. A Olimpíada Nacional em História do Brasil fecha as inscrições nesta sexta-feira (29) e a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, no sábado (30).

A competição de história está em sua oitava edição e é desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Alunos de escolas particulares e públicas podem participar. Os interessados devem montar equipes com um professor da disciplina e três estudantes do 8º ano do ensino fundamental ao ensino médio. Serão cinco fases online, com questões de múltipla escolha e 200 equipes serão selecionadas para a prova final, dissertativa, que será na Unicamp. As inscrições podem ser feitas no site do torneio e os valores da inscrição vão de 30 a 90 reais. A primeira fase acontece no início de maio com a final em agosto. Em 2015, o Nordeste, região que mais teve participantes na competição, inscreveu 4.343 times.

Leia também:

Interno da Fundação Casa vence Olimpíada de Língua Portuguesa

Olimpíadas brasileiras de conhecimento abrem inscrições

Já a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas do 5º ano do ensino fundamental ao ensino médio. O tema é “O lugar onde vivo” e, de acordo com o ano escolar, o estudante redige textos em quatro gêneros: poemas para 5º a 6º anos, memórias literárias para 7º e 8º anos, crônica para 9º ano e 1º ensino médio e artigo opinião para os estudantes de 2º e 3º anos do ensino médio.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 30 de abril no portal da olimpíada e os textos devem ser enviados pelas escolas até 19 de agosto. A premiação final é em dezembro, no Distrito Federal, e os vencedores são premiados com equipamentos eletrônicos e vale-compras de livros e as escolas dos alunos vencedores ganham um laboratório de informática. Na última edição, que ocorreu em 2014, foram mais de cinco milhões inscritos de 5.015 cidades de diversos estados brasileiros.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League