Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mais de 142 mil estudantes realizam a 1ª fase da Fuvest neste domingo

O curso de Medicina do campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) é o mais concorrido

Neste domingo (29), 142.721 estudantes realizarão as provas da primeira fase da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular). Serão 9.688 vagas disponíveis para a Universidade de São Paulo (USP) e Santa Casa. Os portões se abrem às 12 horas e 30 minutos e o exame começa às 13 horas. Não será permitida a entrada de atrasados. Os candidatos poderão deixar o local de prova somente a partir das 16 horas.

Leia também:

Fuvest 2016 terá disputa mais acirrada por vagas

Curso de Medicina em Ribeirão Preto é o mais concorrido da Fuvest 2016

Fuvest altera locais de prova em 10 escolas estaduais. Confira a lista

Na última quinta-feira, a Fuvest, instituição responsável pelo exame, decidiu realocar todos os candidatos que fariam a prova nas dez escolas públicas do Estado de São Paulo cedidas para a aplicação das provas, devido à ocupação dos estudantes contra o fechamento das escolas (confira a lista com alterações). De acordo com a Fuvest quase todos os 6.128 candidatos afetados pela transferência haviam sido avisados por mensagens via e-mail, SMS e telefonemas até a manhã de sexta-feira (27).

Exame – Para fazer o teste, será necessário levar documento original de identidade (com foto), caneta esferográfica (tinta azul ou preta), lápis nº 2 e borracha. Água e alimentos leves são permitidos e equipamentos eletrônicos estão vedados. Os locais de prova foram divulgados na segunda-feira (23) no site da Fuvest.

A prova terá 90 questões do tipo teste de múltipla escolha sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês), com algumas questões interdisciplinares. A duração total da prova é de 5 horas e o gabarito deve ser divulgado por volta das 19h30 deste domingo.

Este ano, a concorrência pelas vagas está mais acirrada que no ano anterior, pois 1.489 vagas (cerca de 13,5%) serão distribuídas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreu em outubro. Com isso são mais inscritos (em 2014 foram 141.900 candidatos) para um número menor de vagas. Esta é a primeira vez que a USP usa a prova federal como método de seleção.

O curso de Medicina do campus de Ribeirão Preto da USP é o mais concorrido, com 71,93 candidatos para cada uma das 90 vagas. No geral, os cursos mais procurados foram medicina (17.331 candidatos), direito (10.961) e engenharia na Escola Politécnica (10.205).

O resultado da primeira fase será divulgado em 21 de dezembro, segunda-feira. As provas da segunda fase serão realizadas nos dias 10, 11 e 12 de janeiro do ano que vem.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League