Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jovens brasileiros podem aprender programação gratuitamente com ajuda de Angry Birds

Campanha da Microsoft oferece três cursos online gratuitos que ensinam a criação de aplicativos com a ajuda de personagens famosos; público-alvo são jovens de 12 a 25 anos

A Microsoft disponibilizou nesta semana três cursos online e gratuitos para jovens que desejam aprender a criar jogos e aplicativos. As aulas do site da campanha #EuPossoProgramar ensinam programação de maneira leve, fácil e divertida, mostrando que qualquer pessoa é capaz de construir aplicativos de software por meio dessa linguagem. A programação é ferramenta essencial para o ensino e o incentivo ao empreendedorismo e faz parte de currículos escolares de alguns países europeus. Nesta sexta-feira (23), a campanha da Microsoft chega ao final, mas os conteúdos continuarão disponíveis para o acesso gratuito e ilimitado.

Leia também:

Faltando 2 dias para o Enem, 958 estudantes têm seus locais de prova alterados pelo Inep

Confirmado: Paulista fechará mais tarde no domingo para Enem

O curso – Por meio de três módulos disponíveis no site da campanha, jovens com idade entre 12 e 25 anos aprenderão como funciona a criação de aplicativos. O primeiro deles ensina a linguagem de blocos, que é uma maneira facilitada de compreender os códigos utilizados na programação dos aplicativos; para isto, o aprendiz terá uma “ajuda” de personagens famosos como Elza e Ana, do filme Frozen – Uma aventura Congelante, e dos personagens Angry Birds, do jogo para celular. O segundo conteúdo aprofunda esta linguagem e, no terceiro, o inscrito já será capaz de criar o próprio aplicativo com a ajuda de ferramentas especiais.

De acordo com a Microsoft, a inciativa faz parte do programa YouthSpark, que desde 2012 já beneficiou mais de 11,6 milhões de jovens no país. A empresa anunciou recentemente que dedicou 75 milhões de dólares ao desenvolvimento de iniciativas como estas no mundo inteiro.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League