Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hora de encarar o exame da OAB: prepare-se com o simulado VEJA-AppProva

Até o dia 21, interessados podem fazer a prova on-line e gratuita com 80 questões de múltipla escolha. A avaliação oficial é no dia 3 de abril

No ano passado, 245.974 bacharéis de direito se inscreveram no temido Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Apenas 66.124 foram aprovados, o que significa que a taxa de reprovação foi superior a 73%. O trauma (e o prejuízo) são grandes. Sem a aprovação, o formado em direito não pode trabalhar como advogado.

Clique para fazer o Simulado da OAB agora

Os números revelam a dificuldade. A ajuda para contornar o obstáculo está ao alcance das mãos. Em parceria com a startup de educação AppProva, VEJA oferece um simulado on-line gratuito de preparação para o próximo Exame da OAB, a ser realizado no dia 3 de abril.

Até o próximo dia 21, os interessados poderão acessar a Página do Simulado e fazer, em até cinco horas, as oitenta questões de múltipla escolha que simulam a primeira fase do exame. Para iniciar a prova, basta fazer o login utilizando suas credenciais do perfil do Facebook ou Google+. O teste pode ser feito a qualquer horário, mas não é possível interromper e retomar o simulado depois; por isso, é importante reservar tempo suficiente para completar a prova no tempo limite. Após a conclusão do teste, cada participante recebe um relatório personalizado que revela seus erros e acertos, além do desempenho médio das demais pessoas que fizeram a avaliação em todo o Brasil.

“A melhor forma de combater a ansiedade e administrar o tempo no dia do exame oficial é treinar. A resolução de questões colabora para a obtenção do sucesso em provas de caráter objetivo e possibilita, além da apreensão do conteúdo, a familiarização com o tempo de realização da prova e sua estrutura”, diz Priscila Rios, coordenadora pedagógica do AppProva.

De acordo com levantamento feito pela startup com base nos exames anteriores, Estatuto da OAB é a disciplina mais recorrente na prova. Ela trata de questões como direitos do advogado, infrações e sanções disciplinares e honorários advocatícios. Depois, vem Direito Constitucional (organização dos poderes, direitos e garantias fundamentais e controle de constitucionalidade) e Civil (contratos em espécie, direito de família e direito das coisas).

Já a análise do simulado VEJA-AppProva realizado em 2015 mostra que os participantes se saíram melhor em Estatuto da Advocacia e da OAB, Código de Ética e Regulamento Geral. Direito Empresarial e Filosofia do Direito foram os maiores obstáculos.

Criado em 2012, o AppProva ajuda também estudantes brasileiros na preparação do Enem. Mais de 600.000 pessoas já se prepararam para a prova federal usando a plataforma.

Member of The Internet Defense League