Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fuvest 2016 terá disputa mais acirrada por vagas

Foram 142 000 inscritos, mais que no ano passado, para um número menor de vagas

O exame da Fuvest, principal modo de ingresso na Universidade de São Paulo (USP), ficou ainda mais concorrido. São 142 600 candidatos inscritos, contra 141 900 no ano passado. Além disso, serão ofertadas menos vagas: 9 568, contra 11 057 na edição anterior. Isso acontece porque este ano 1 489 vagas (cerca de 13,5%) serão disputadas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É a primeira vez que a USP usa a prova federal como método de seleção.

Leia também:

Inscrições para a Fuvest terminam nesta quarta-feira

Enem 2015: quais as competências avaliadas na redação e como se preparar

Relação candidato-vaga – Segundo os organizadores do vestibular, o número exato de candidatos e a concorrência para cada curso serão informados após a publicação das listas dos vestibulandos selecionados nas provas de habilidades específicas antecipadas, em 9 de novembro.

Em 23 de novembro, os candidatos saberão os locais de prova da primeira fase do vestibular. A etapa inicial da Fuvest será realizada em 29 de novembro, às 13 horas. Haverá 90 questões relacionadas às disciplinas do Ensino Médio: Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês e algumas questões interdisciplinares. Todas as perguntas serão do tipo teste, com cinco opções de resposta. A duração da prova será de cinco horas.

Os estudantes convocados para a segunda fase farão mais três provas de caráter analítico-expositivo. Em 10 de janeiro de 2016, eles responderão 10 questões de Português e farão uma Redação; no dia 11, a prova constará de 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês); no dia 12, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas (seis ou quatro de cada), de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League