Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem: um terço das cem melhores escolas do país fica em SP

Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) divulgou os dados referentes ao exame de 2014 nesta quarta-feira

As escolas de São Paulo são as que mais aparecem na lista das cem melhores do país conforme as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Assim como nos últimos anos, 29 dos cem melhores colégios ficam no Estado.

O Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) divulgou nesta quarta-feira o ranking das escolas com maiores notas nas provas de múltipla escolha. Elas envolvem quatro áreas: Matemática, Linguagem (Português e Inglês/Espanhol), Ciências Humanas (História, Geografia e Atualidades) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). O líder da lista foi o Colégio Integrado Objetivo, localizado no centro da cidade, que apresentou uma média de 742,96 pontos.

Leia também:

MEC divulga notas do Enem 2014

Enem 2014: apenas 250 pessoas tiveram nota máxima na redação

Mais de 1,296 milhão de estudantes fizeram as provas em 2014, e mais de 10.615 escolas foram analisadas. Entre as 29 de São Paulo, catorze são pequenas – tem menos de noventa alunos nos últimos anos do ensino médio. De acordo com as informações do Inep, os outros quinze colégios – todos de grande porte – são de nível socioeconômico alto ou muito alto.

Entre as cem melhores escolas, apenas sete são públicas – todas elas ligadas a universidades federais e ao Exército. O mais bem colocado é o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Ele fica localizado em Vitória e atingiu uma média de 700,30 pontos.

Redação – As escolas também foram analisadas pela prova de redação. No ranking das cem melhores nessa área, também há 29 colégios de São Paulo. Os paulistas, porém, ficaram longe do topo dessa lista. O primeiro aparece apenas no 29º lugar: o Colégio Pentágono, localizado em Perdizes, Zona Oeste da capital paulista, que fez 804,80 pontos. O campeão nesse recorte foi o Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, cujos alunos garantiram média de 886,56 pontos.

Já a escola pública de melhor desempenho na redação do Enem 2014 foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). A unidade, em oitavo lugar, teve 843,85 pontos de média. Outras três públicas – todas federais – aparecem entre as 100 melhores.

(Com Estadão Conteúdo)

Member of The Internet Defense League