Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Blog com ‘guia para estuprar uma mulher na USP’ é investigado

Ministro da Educação postou nota repudiando o crime e diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas registrou ocorrência contra o autor

Uma postagem em um blog que incentiva o estupro de estudantes da Universidade de São Paulo (USP) levou o diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Sérgio Adorno, a registrar a ocorrência na polícia e pedir sua investigação. No texto, o autor faz o “guia definitivo” para estuprar mulheres da FFLCH, chamadas por ele de “vadias degeneradas”, com indicações de estratégias e locais para o ato. Ele é endereçado aos “calouros ou veteranos de um dos cursos da Poli”, a Escola Politécnica da USP.

Adorno enviou na quinta-feira um comunicado a todos os membro da faculdade relatando as medidas que tomou contra o blog. Segundo ele, foi feita denúncia na Polícia Civil de São Paulo, no início da semana. “Os fatos são extremamente graves. Ofendem a dignidade de todas as mulheres e também de todos os homens que compartilham valores fundamentais de respeito aos direitos humanos. Disseminam imagens depreciativas dos corpos constitutivos desta Faculdade – alunos e alunas, os e as docentes, funcionários e funcionárias além de todos os cidadãos e cidadãs que reconhecem esta Universidade como centro de excelência”, escreveu em nota.

No início da tarde, o ministro da educação Renato Janine Ribeiro, professor de filosofa da USP, citou o comunicado e repudiou as postagens em seu perfil no Facebook. “Meu apoio às alunas da minha faculdade na USP, sordidamente atacadas por um site indecente”, diz a mensagem.

Leia também:

Ministério Público Estadual convoca comissão da USP sobre estupros

Novo caso de estupro em universidade: esta vez, na Unifesp

Nesta sexta-feira, Comissão Coordenadora da Pós-graduação do Departamento de Ciência Política enviou uma carta aberta a todos os membros da faculdade contra a violência sexual e de gênero na universidade e pedindo uma resposta institucional ao ocorrido. A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres divulgou nota para repudiar o conteúdo preconceituoso e criminoso do blog. “Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, de 2013, a cada dez minutos uma mulher é vítima de estupro no Brasil. Essa realidade não é engraçada, ela é trágica.”

O blog já é investigado pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pela Polícia Federal (PF) por outras postagens com conteúdo criminoso e ofensivo publicadas anteriormente. Seu autor ainda não foi identificado. Até a tarde da sexta-feira, a postagem estava no ar, junto com mais de 20 artigos ofensivos.

Member of The Internet Defense League