Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Uber lança serviço de viagem compartilhada e promete desconto de até 40%

UberPOOL começará em São Paulo na próxima na sexta-feira; serviço permitirá que passageiros dividam custos

A partir da próxima sexta-feira ficará mais barato andar de Uber na cidade de São Paulo. A empresa lançará o serviço de viagem compartilhada, o uberPOOL, que permitirá dividir os custos da viagem entre dois ou mais passageiros que estão indo para a mesma direção. Segundo a empresa, o valor da viagem pode ser até 40% mais barato que um uberX – que no momento é a opção mais econômica.

Além de impulsionar a demanda, barateando custos, a ideia é diminuir o tempo ocioso do motorista. Outro objetivo, segundo a empresa, é “diminuir o congestionamento e a poluição atmosférica nas cidades”. “Em São Francisco, o uberPOOL já corresponde a quase metade da viagens de Uber na cidade e evita a emissão de mais de 120 toneladas de dióxido de carbono por mês”, disse, em nota, Gui Telles, gestor da Uber em São Paulo.

De acordo com dados do Detran, o número de carros no município de São Paulo passou de 8 milhões em 2015. Em 2008, o número era 5,4 milhões. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em 2015 a média de congestionamento foi de 95km no período da tarde.

Nesta sexta-feira, está prevista para ocorrer, na Câmara Municipal de São Paulo, a votação do projeto de lei 421 de 2015, que regulamenta o compartilhamento de carros, como o Uber. No começo da tarde desta quarta, cerca de trezentos motoritas de taxi protestavam em frente ao local. Uma das principais reclamações dos taxistas em relação aos motoristas do aplicativo Uber é que eles não recolhem impostos.

Leia mais:

Airbus fornecerá helicópteros para serviços do Uber

Gestão Haddad aumenta multa para transporte irregular de passageiros, como o Uber

Desde que foi lançado, em setembro de 2014, o uberPOOL funciona em mais de 30 cidades no mundo, como Austin, Boston, Chicago, Los Angeles, Miami e Nova York (EUA), Guangzhou (China), Londres, Cidade do México, Paris e Toronto (Canadá). No total, foram realizadas mais de 100 milhões de viagens com o serviço.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League