Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tchau, liberal: Adam Smith dá lugar a pintor na nota de 20 libras

Substituição da imagem do maior teórico do liberalismo econômico na cédula pela do artista J.M.W. Turner foi anunciada nesta sexta pelo BC inglês

Adam Smith, maior teórico do liberalismo econômico e tido como o pai da economia moderna, deixará de estampar a nota de 20 libras. Em vez dele, o Banco da Inglaterra decidiu exibir agora o rosto do artista britânico Joseph Mallord William Turner. A mudança foi anunciada nesta sexta-feira.

O artista romântico inglês foi escolhido a partir de uma lista de sugestões do público recebidas pelo BC inglês, que pela primeira vez fez uma consulta popular para decidir quem deveria aparecer nas cédulas. A nova nota entrará em circulação em 2020 e exibirá também a pintura The Fighting Temeraire, uma das mais famosas de Turner.

Dos cinco personagens que podem ser vistos nas notas antes de 2020, apenas um, a escritora Jane Austen, que aparecerá nas notas de 10 libras a partir de 2017, é mulher – sem contar a rainha Elizabeth II, retratada em todas as cédulas.

Os outros rostos nas novas notas são os do ex-primeiro-ministro do Reino Unido Sir Winston Churchill, nas de 5 libras, que substituirá a ativista Elizabeth Fry em setembro, o anteriormente citado de Turner nas de 20, e os dos empresários Matthew Boulton e James Watt, que continuam nas de 50 libras.

O BC inglês recebeu 29.701 indicações do público após ter anunciado que gostaria de homenagear um artista em uma das cédulas.

Leia mais:

Foto de escrava será a nova imagem em notas de US$ 20

(Da redação)

Member of The Internet Defense League