Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Suspeito de lavagem de dinheiro, maior banco chinês é alvo de busca policial na Espanha

Polícia e agência tributária espanholas investigam recursos de um grupo criminoso que teriam passado pelo ICBC e sido transferidos para a China

A polícia espanhola fez uma busca nos escritórios de Madri do maior banco chinês, o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC, na sigla em inglês), nesta quarta-feira, como parte de uma investigação sobre um suposto caso de lavagem de dinheiro.

A polícia e a agência tributária espanholas, além da Europol, investigam recursos de um grupo criminoso agindo na Espanha que teriam passado pelo banco e sido transferidos para a China, de acordo com o Ministério do Interior espanhol. Uma fonte próxima da investigação diz que a ação deve incluir prisões.

A polícia espanhola, investigando fraude tributária de bens importados da China em uma operação em maio do ano passado, conhecida como “Operação Cobra”, desmantelou um grupo que descobriu-se ter lavado ao menos 40 milhões de euros por meio do ICBC. Um porta-voz do ICBC em Pequim se recusou a fazer comentários sobre a ação.

Leia mais:

Título ‘Co-Co’ já ajudou muito os bancos europeus. Agora, virou um grande problema

Fraqueza da economia global faz nova vítima: os bancos

(Com Reuters)

Member of The Internet Defense League