Clique e assine com 88% de desconto

No Dia da Privacidade, Facebook lança ferramenta para controle de dados e evitar anúncios indesejados

Usuário pode ativar alertas de log in e revisar informações compartilhadas com aplicativos

Por Agência O Globo - 28 jan 2020, 14h01

A rede social Facebook anunciou nesta terça-feira (dia 28) uma nova atualização da ferramenta de privacidade das contas, para que o usuário possa aumentar o controle sobre seus dados, suas informações e suas publicações. Além disso, a rede social já oferece um instrumento para que o internauta possa desvincular estes dados de sua conta, evitando o direcionamento de anúncios publicitários.

Tecnologia:  Facebook e Google podem ser alvo de imposto digital ainda neste ano

Segundo a empresa, mais de dois bilhões de pessoas usam a rede em todo o mundo. A data foi escolhida porque neste dia 28 é celebrado o Dia da Privacidade.

A partir da ferramenta Verificação de Privacidade, o usuário pode ajustar quem pode ver seus posts e as informações de seu perfil;fortalecer a segurança de sua conta, ativando alertas de login; e revisar a informação que compartilha com aplicativos que ele conectou usando sua conta no Facebook.

A mensagem para verificação de privacidade aparecerá no “Feed de Notícias” dos usuários vai direcionar para a ferramenta.

Continua após a publicidade

Estratégias:  Facebook desiste de vender anúncios no WhatsApp, diz jornal

 

Atividade fora do Facebook

A partir de hoje, a ferramenta atividade fora do Facebook está disponível na plataforma para as pessoas do mundo todo. Na prática, agora, o usuário pode ver um resumo de informações comerciais vinculadas em sua conta e pode desvinculá-las se quiser, evitando o recebimento e o direcionamento de anúncios publicitários.

Produtos financeiros:  ‘Big techs’ querem tomar conta do seu dinheiro

De acordo com a rede social, outras empresas enviam informações ao Facebook sobre as atividades dos usuários em seus sites. O próprio Facebook usa essas informações para mostrar anúncios publicitários para cada conta.

Cambridge Analytica:  Psicólogo que criou aplicativo acreditava que sistema era legal

O Facebook informou que a ferramenta de atividade fora do Facebook representa um novo nível de controle para as pessoas na plataforma. Segundo a rede social, técnicos já estavam trabalhando há meses no lançamento da ferramenta, porque foi necessário reconstruir alguns dos sistemas.

Continua após a publicidade

Alertas para logins externos

A ferramenta Facebook Login permite que o usuário acesse outros aplicativos e serviços, como jogos e plataformas de streaming, usando sua conta do Facebook. Para ajudar o usuário a ter um registro dessa atividade, o Facebook lançou, no começo deste mês, as Notificações de Login.

Essas notificações emitem um alerta quando o usuário usa o Facebook Login para entrar num aplicativo terceiro. O objetivo é ajudar a saber como sua conta está sendo usada e editar suas configurações.

Publicidade