Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A deliciosa receita de sopa de banana verde com bacon de Lapinha da Serra, no interior de Minas

Muito comum em Lapinha da Serra, a banana foi e é um dos ingredientes mais comuns na mesa dos moradores do vilarejo, uma vez que a localidade dificultava muito a chegada de insumos para o preparo de alimentos, muito mais há 40 anos atrás que hoje.

Presente em todos os quintais das famílias, pode ser apreciada de várias formas, sendo verde ou madura, cozida, frita ou assada e que tem em sua composição uma gama de nutrientes indispensáveis à manutenção e reservas do corpo. 

A forma mais utilizada pelos habitantes locais era em forma de sopa. Na época, cozida em água até desmanchar (não havia liquidificador nem energia elétrica), um pouco de sal e depois só refogar em alho e gordura de porco. E assim era a original.

Sandra Antunes, chef local e gerente do Bistrô Lapinha, fala sobre o que se pode esperar da região em experiências gastronômicas: “aqui buscamos as raízes de nosso vilarejo, e acrescentando um pouco mais de mimos, nossa receita conta com pedacinhos de bacon, cebola assada crocante e torradinhas aromatizadas. Valorizamos os ingredientes locais criando receitas a partir do cultivo local como a banana que se torna ingrediente para um delicioso caldo. Filé ao molho demi glace com purê de banana da terra e por aí vai. E tem a costelinha caramelizada no melaço”, revela.

Sopa de banana com bacon da Lapinha

Sopa de banana verde com bacon

Para aqueles que não podem ir à Lapinha, a chef Sandra Antunes ensina uma receita de Banana Verde típica da região. Acompanhe:

Ingredientes

8 bananas nanicas (caturra) verdes 

2 litros de agua

400 g de bacon em cubos

Óleo de soja

Sal a gosto

Alho picadinho ou socado (sem sal)

Cebola assada crocante

Manteiga de garrafa

Cheiro verde

Torradinhas

Modo de preparo

Descascar as bananas com a faca (passar óleo nas mãos e deixar a banana após descascar numa bacia com água) evita grudar a nódoa nas mãos 

Picar em rodelas. Colocar para cozinhar em água com um pouco de sal.

Bater no liquidificador até ficar bem homogêneo (separar uma parte cozida mais inteira para refogar).

Numa panela, coloque 2 colheres de óleo. Refogue o bacon até ficar bem corado. Acrescente 2 colheres de manteiga de garrafa e refogue o alho. Acrescente a banana cozida que esteja mais inteira. Em seguida coloque o creme batido e refogue. Acrescente a agua do cozimento até chegar no ponto de caldo desejado. Acerte o sal e coloque um pouco de pimenta do reino branca.

Montagem

Coloque numa cumbuca funda, um pouco de bacon frito. Acrescente o caldo já refogado. Salpique cebola crocante e cheiro verde de preferência. Acompanha deliciosamente algumas torradas aromatizadas com manteiga e ervas.

Casa do Teuler – Foto: Reprodução

Os que vão até lá encontram na Casa do Teuler, alojamento de referência em Lapinha da Serra, frequentado até por famosos em busca de tranquilidade, procuram o local em busca de experiências gastronômicas únicas: “muitos dos que procuram a região tem nossas acomodações como referência e querem enveredar-se pela culinária local. Nós fazemos um serviço como concierge indicamos aos hóspedes restaurantes parceiros em que conseguem desfrutar da autêntica cozinha regional”, revela Teuler Reis