Clique e assine com 88% de desconto

IPCA desacelera e sobe em 0,43% em março

Indicador oficial de inflação ficou abaixo no mês passado em relação a fevereiro, quando subiu 0,90%, segundo o IBGE

Por Da Redação - 8 abr 2016, 09h24

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,43% em março, após alta de 0,90% no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

No acumulado de doze meses até março, o IPCA teve alta de 9,39%. Em fevereiro, o IPCA acumulado em doze meses chegou a 10,36%. Esta é a primeira vez desde outubro que o índice oficial de inflação do país acumulado em doze meses fica abaixo de 10%.

Segundo pesquisa realizada pela agência Reuters, a expectativa de analistas era de alta de 0,46% em março. Assim, a previsão de IPCA acumulado em doze estava era de 9,42%.

A queda nos preços de energia elétrica e de comunicação ajudou a inflação brasileira a desacelerar com força no mês passado. Segundo o IBGE, a principal influência para puxar o indicador para baixo foi a queda de 3,41% da energia elétrica, com impacto de -0,13 ponto porcentual no IPCA. O recuo ocorreu por causa da redução na cobrança extra da bandeira tarifária.

Continua após a publicidade

O barateamento da energia elétrica ajudou o grupo Habitação a registrar queda dos preços em março, de 0,64%, enquanto comunicação teve recuo de 1,65%. Ambos representaram impacto de -0,16 ponto porcentual no índice.

Mesmo com a forte desaceleração de março, o IPCA segue bem acima do teto da meta estabelecida pelo governo. A meta de inflação do país é de 4,5% com tolerância de dois pontos porcentuais para mais ou menos.

Leia mais:

Juros do cartão de crédito já passam de 430% ao ano

Continua após a publicidade

(Com Reuters)

Publicidade